Instituída Comissão de Acompanhamento e Elaboração do Plano de Educação Digital e Midiática da Smed

Imagem da matéria

Tix Letramento

No Diário Oficial desta segunda-feira (1º), a Prefeitura divulgou a Portaria nº 76 que institui e nomeia a Comissão de Acompanhamento e Elaboração do Plano de Educação Digital e Midiática, para implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Computação ao Referencial Curricular de Vitória da Conquista.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, a implementação do Plano Municipal de Educação Digital e Midiática será realizada na perspectiva da transversalidade, contemplando todas as etapas da Educação Básica – da Educação Infantil aos anos finais do ensino Fundamental.

O objetivo é promover o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas ao pensamento computacional, ao letramento digital e ao uso ético, criativo e seguro das tecnologias da informação e comunicação.

Ao assumir a transversalidade como princípio orientador, busca-se assegurar que tais aprendizagens estejam integradas às diferentes áreas do conhecimento, de modo a garantir aos estudantes da rede de ensino o acesso equitativo ao saber necessário para compreender e intervir no mundo digital de maneira crítica, consciente e autônoma.

Também, a relevância da promoção de tecnologias inclusivas, como o TiX, computação adaptada, leitores de voz e demais recursos que garantem o acesso equitativo de pessoas com deficiência às ferramentas digitais e aos ambientes de aprendizagem.

Posteriormente, a Comissão enviará ao Conselho Municipal de Educação a proposta curricular para apreciação. Enquanto a apreciação tramitar no CME, a comissão continuará reunida para elaborar os Cadernos de Orientação e acompanhar o processo de implementação para o ano letivo de 2026.

Os currículos deverão ser atualizados até o final do ano, para entrar em vigência já em 2026.

A comissão

Segundo a portaria, a comissão ficará responsável não só por acompanhar a elaboração do Plano de Educação Digital e Midiática, mas também realizar diagnóstico de conectividade das unidades escolares da rede municipal, realizar escuta pública junto aos professores, coordenadores e gestores escolares para coletar contribuições e sugestões que irão enriquecer e aprimorar a versão preliminar da proposta, acompanhar e participar das reuniões para elaboração curricular e plano de formação, acompanhar e participar de reuniões com a Coordenação do Núcleo de Tecnologia da Informação – NTI, para estudos sobre o gerenciamento de equipamentos e conectividade, e a Coordenação do Núcleo de Prestação de Contas, para estudos e orientações sobre a execução de recursos do PDDE Escolas Conectadas nas instituições contempladas, e apresentar à Coordenação Geral do Núcleo Pedagógico cronograma de escuta da rede e versão preliminar da proposta curricular da BNCC Computação. 

Os integrantes da comissão e demais informações podem ser consultados aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima