

Planetário Everardo Públio de Castro
Na última semana, a Secretaria Municipal Saúde, por meio da Coordenação de Saúde Mental, realizou o Encontro de Integração dos Servidores dos Serviços Especializados de Saúde Mental, que aconteceu no Planetário Professor Everardo Públio de Castro.
O evento reuniu aproximadamente 50 profissionais, entre diferentes categorias, e teve como objetivo principal promover um momento de descontração, socialização e diálogo entre as equipes que compõem a Rede Psicossocial do município (Raps), incluindo servidores do Centro Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD III), Caps II, Caps i, Ambulatório de Saúde Mental, Serviço Residencial Terapêutico (SRT) e Núcleo de Psicologia de Crianças e Adolescentes (NPCA).
A importância da integração e do cuidado com quem cuida
Segundo o coordenador municipal de Saúde Mental, Vinícius Reis, a iniciativa de promover a integração e a socialização entre os profissionais vai ao encontro dos princípios fundamentais da Reforma Psiquiátrica e da Luta Antimanicomial. “Essa luta histórica não visa apenas a substituição dos antigos manicômios por serviços abertos e comunitários, mas também a construção de uma nova ética do cuidado, pautada no acolhimento, no respeito aos direitos humanos e na valorização dos vínculos” explicou Vinícius.
Neste contexto, o cuidado direto e diário com pessoas em sofrimento psíquico exige uma grande carga emocional e dedicação dos trabalhadores. Momentos de descontração e integração são, portanto, essenciais para:
- Fortalecer os vínculos entre as equipes, melhorando a comunicação e o trabalho em rede
- Prevenir o esgotamento profissional (burnout), promovendo o bem-estar e a saúde mental dos próprios servidores
- Revigorar o sentido do trabalho, reafirmando o compromisso coletivo com a causa da saúde mental
Cuidar de quem cuida não é um benefício, mas uma necessidade estratégica para a consolidação de uma rede de saúde mental forte, acolhedora e eficaz. É hora de cuidar de si mesmo para poder cuidar do outro com ainda mais qualidade e humanização.
A Coordenação de Saúde Mental reafirma seu compromisso com a Política Nacional de Saúde Mental e segue investindo na qualificação de seus serviços e na valorização contínua de seus servidores, pilares fundamentais para a consolidação de uma cidade mais saudável e inclusiva para todos.