
A Fundação Hospitalar de Feira de Santana (FHFS) realizou, na manhã desta terça-feira (02/09), um encontro com coordenadores e responsáveis técnicos das unidades de saúde administradas pela autarquia municipal para planejar a campanha Outubro Rosa 2025.
Este ano, a iniciativa trará grandes novidades e a ampliação dos serviços de prevenção ao câncer de mama, incluindo palestras, exames de rastreamento, mamografias e diversas atividades de conscientização, com expectativa de atender mais de 10 mil mulheres de Feira e região.
A programação contará com o envolvimento de todas as unidades da Fundação Hospitalar: o Centro Municipal de Prevenção ao Câncer (CMPC), os Centros Municipais de Diagnóstico por Imagem (CMDI) da Avenida Maria Quitéria e do bairro Baraúnas, o Ambulatório de Saúde da Mulher e o Hospital da Mulher.
De acordo com a diretora-presidente da FHFS, Gilberte Lucas, o encontro foi fundamental para definir o cronograma da campanha. “Foram estabelecidos prazos, metas, pontos de ação e estratégias para ampliar a assistência à saúde da mulher ao longo do mês de outubro. Queremos conscientizar, incentivar exames, estimular o autocuidado e fortalecer a autoestima das mulheres”, afirmou.
Mutirão marca aniversário do Ambulatório de Saúde da Mulher
Além dos preparativos para o Outubro Rosa, a Fundação Hospitalar também promoverá, no próximo dia 13 de setembro, a partir das 7h, um Mutirão de Planejamento Familiar e Ginecologia no Ambulatório de Saúde da Mulher, em comemoração ao primeiro ano de funcionamento da unidade.
“Vamos abrir as comemorações com palestras e atender uma grande fila de espera com mais de 100 mulheres para consultas de planejamento familiar e ginecologia. É um presente para as mulheres feirenses”, destacou Gilberte.
As ações também serão estendidas ao Hospital Inácio Pinto dos Santos (HIPS), ao CMPC e aos CMDIs, com atendimentos em ginecologia, consultas, exames de imagem, ultrassonografias e raios X.
Abertura oficial do Outubro Rosa
A abertura da campanha está marcada para 4 de outubro, às 8h, no CMPC, reunindo autoridades, profissionais de saúde e comunidade. Durante todo o mês, as unidades vinculadas à Fundação Hospitalar oferecerão atendimentos especializados para as mulheres.
Mutirão de Pediatria para o Dia das Crianças
O mês de outubro também reservará espaço para a garotada. No dia 11 de outubro, o Ambulatório de Pediatria do Hospital da Mulher sediará um Mutirão de Pediatria, com cerca de 500 vagas para consultas em diversas especialidades. Além dos atendimentos, haverá programação recreativa com brincadeiras, pula-pula, algodão-doce, pipoca, cachorro-quente e lanches especiais para celebrar o Dia das Crianças.
Retorno do programa de cirurgias de gigantomastia
Outro destaque anunciado foi o retorno da Triagem de Gigantomastia 2025, após dois anos da última edição. Em 2023, mais de 500 mulheres foram cadastradas; destas, 95 passaram pelas quatro etapas de seleção e foram aprovadas para a cirurgia. “Já concluímos a última etapa das selecionadas e agora vamos abrir uma nova triagem, com a expectativa de ampliar o número de mulheres beneficiadas”, informou Gilberte Lucas.
Depoimentos das coordenações
Para Kênia Lasse, coordenadora do CMPC, a campanha tem papel essencial de quebrar tabus e incentivar homens e mulheres a cuidarem da saúde. “O câncer de mama também pode atingir os homens. Nosso objetivo é criar uma cultura de cuidado e prevenção entre todos”, reforçou.
Aline Bastos, coordenadora do Ambulatório de Saúde da Mulher, destacou a importância da unidade, que completa um ano de funcionamento em setembro. “O tempo passou rápido, mas os resultados alcançados já mostram a importância do nosso trabalho. É gratificante poder oferecer serviços que fazem tanta diferença para a população feminina”, afirmou.
A gestora ainda destacou a ampliação de serviços oferecidos pela Fundação Hospitalar, como o ecocardiograma fetal, exame de alta complexidade e pioneiro na rede pública, agora disponível no Hospital da Mulher para pacientes que necessitam de cuidados especializados.