
A diversificação da oferta turística na Bahia tem se configurado como diferencial na atração de visitantes para o estado. Um dos segmentos com potencial em desenvolvimento é o da pesca esportiva, que pode ser praticada no mar, em rios, manguezais e açudes. Para promover essa atividade, a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) participou do Fishing Show Brazil, o maior evento do gênero da América do Sul, realizado no SP Expo, em São Paulo, entre os dias 28 e 31 de agosto.
A pasta divulgou os destinos baianos onde a pesca esportiva já recebe praticantes. Em destaque, Canavieiras, na Costa do Cacau, um dos três maiores picos do marlim-azul do mundo, o peixe mais cobiçado da pesca oceânica; e Paulo Afonso, na zona turística Lagos e Cânions do São Francisco, com o rio que abriga um grande polo pesqueiro.
“É um segmento que tem tudo para ganhar mais visibilidade, porque a Bahia possui clima favorável e muitos pontos com uma variedade de espécies de peixes. O estado despertou o interesse na feira, principalmente, pelo seu potencial na pesca oceânica. Aproveitamos para divulgar também o turismo náutico e o avistamento de baleias, atrativos disponíveis no litoral baiano”, relatou o superintendente de Promoção e Serviços Turísticos da Setur-BA, Celso Duarte.
Outro segmento trabalhado pela Setur-BA é o do turismo sênior, voltado para pessoas que valorizam segurança, acessibilidade e práticas saudáveis. A secretaria participa do Roadshow 60+, promovido pela revista Melhor Viagem, em seis municípios do interior paulista, onde 600 operadores e agentes de viagens são capacitados sobre a infraestrutura e os atrativos das 13 zonas turísticas baianas, para receber pessoas com mais de 60 anos.
“Mostramos como a Bahia está preparada para acolher os turistas da geração prateada, como são conhecidos, destacando equipamentos adequados para esse público, a exemplo da Estrada do Chocolate, na Costa do Cacau, e da Rota do Vinho da Chapada Diamantina. No final, oferecemos degustação de acarajé aos participantes da capacitação, para promover a gastronomia baiana”, explicou a gerente de Mercado Nacional da Setur-BA, Tatiana Harfush.
O evento itinerante já passou pelas cidades de Santo André (julho), Botucatu e Andradina (agosto) e segue para Franca e São Carlos (setembro), com encerramento em Mogi das Cruzes (outubro).