
Os momentos formativos aconteceram no auditório do Centro Integrado dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cidca)
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) deu prosseguimento, ao longo desta semana, ao processo de formação continuada orientada para os servidores que atuam nas políticas públicas voltadas à população em situação de rua. As equipes das unidades de atendimento da assistência social têm se reunido para alinhar questões relacionadas à atuação profissional, além de iniciar a construção de uma nova metodologia de trabalho.
Esse processo de reformulação é resultado de uma consultoria especializada, iniciada em junho deste ano, que seguirá até dezembro. O objetivo é aprimorar o trabalho desenvolvido em Vitória da Conquista, de forma intersetorial, integrando diferentes políticas públicas.
A coordenadora da Proteção Social Especial da Semdes, Tainá Alves, ressaltou que esse é um momento importante para qualificar o atendimento. “A população em situação de rua enfrenta diferentes vulnerabilidades e, por isso, exige de nós um trabalho cuidadoso, articulado e contínuo. Esse processo de formação ajuda a fortalecer a rede e garante que possamos avançar na construção de respostas mais eficientes para essa população”, afirmou.
Nesta etapa, o consultor Luciano Matos se reuniu com os trabalhadores da assistência social para dar uma devolutiva sobre as observações feitas nos últimos meses de acompanhamento. “Esse é um momento de aprofundar o trabalho que já iniciamos nos últimos meses. Agora, estamos olhando para cada serviço de forma mais detalhada, discutindo seu papel na rede socioassistencial e a importância de cada equipe dentro desse processo. A ideia é fortalecer o trabalho realizado em cada unidade, ajustando fluxos e responsabilidades, para que todos se sintam parte da mesma rede. Esse processo vai seguir ao longo dos próximos meses e, até o fim do ano, teremos um modelo de atuação ainda mais consolidado”, explicou Luciano.
A programação começou na segunda-feira (1º), com reunião entre o consultor e a equipe de gestão da Semdes, enquanto no turno oposto se reuniu com o Serviço de Abordagem Social. Na terça (2), foi iniciado o processo de construção da metodologia com os servidores do Abrigo Pernoite e do Centro Pop Adulto. Até sexta-feira (5), as agendas incluem formações com a equipe do Centro Pop Criança e Adolescente e alinhamento com as demais unidades.
No Abrigo Pernoite, os servidores tiveram a oportunidade de discutir novas formas de organizar o trabalho e esclarecer dúvidas sobre o atendimento. Para a gerente de Alta Complexidade da Proteção Social Especial, Charlene Barreto, a consultoria traz ganhos importantes. “A formação contínua oferece ferramentas práticas e teóricas para que os profissionais compreendam as múltiplas dimensões da vulnerabilidade social, como questões de violência, dependência química, saúde mental e violações de direitos. Por meio de uma capacitação qualificada, os servidores podem aprimorar suas habilidades de acolhimento, escuta ativa e articulação com outros serviços, promovendo intervenções mais eficazes e respeitosas. Além disso, iniciativas como essa reforçam o compromisso da gestão com a dignidade e os direitos humanos, promovendo a inclusão social e fortalecendo os vínculos entre os indivíduos em situação de rua e a sociedade”, destacou.
O servidor Felipe Muniz, técnico de referência no Centro Pop Adulto, também ressaltou a importância desse processo. “Acredito que ele tem oferecido um direcionamento importante para nós. Considero este momento de grande relevância, tanto para nós, técnicos, para que possamos compreender e aprimorar nossas práticas, quanto para promover a reflexão em equipe. Essa reflexão envolve desde os profissionais da cozinha, passando pelos educadores sociais, até a gerência e a equipe técnica. Em suma, se eu pudesse resumir em uma palavra, diria que este é um momento de construção”, avaliou Felipe.