Feirense sofre, no SAC, para obter nova Carteira de Identidade; vereador sugere mutirão

A realização de mutirões de atendimento, em bairros e distritos de Feira de Santana pode ser uma solução para os problemas que os feirenses têm enfrentado ao buscar a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) no Serviço de Atendimento a Cidadão (SAC-Feira). A sugestão foi feita pelo vereador Lulinha da Gente (União), durante pronunciamento na sessão da Câmara desta quinta-feira (4). Ele cobrou do governador Jerônimo Rodrigues e das autoridades responsáveis pelo órgão, a adoção urgente de uma providência que possibilite o efetivo atendimento dos cidadãos.

Segundo o parlamentar, mesmo acordando de madrugada para ir ao SAC, as pessoas não estão conseguindo fazer a identidade. Inclusive, há pessoas reclamando de temor ao tentar fazer cadastramento em programas sociais ou receber pagamento de benefícios. “É que eles exigem sempre o documento original. Então é uma dificuldade imensa. Ainda hoje, uma cidadã me ligou falando que saiu de casa, em Jaíba, às três horas da madrugada. Mas, ao chegar na unidade não achou mais ficha”, relatou. Diante disso, reforçou Lulinha, os mutirões promovidos pelo SAC ajudariam a atender a população a contento. E evitaria o risco que os feirenses correm saindo pelas ruas em horário avançado da noite.

Conforme lembrou Edvaldo Lima (União), há queixas também por porte de pessoas que utilizam medicação controlada. Sem a identidade, pacientes podem ficar sem conseguir os remédios. “Assim como acontece com a regulação, que ninguém consegue se internar, a mesma coisa estamos vendo ocorrer em relação a este documento essencial do cidadão”, criticou. Concordando que a situação ocorre em Feira e outras cidades da Bahia, Luiz da Feira (PP) informou que o SAC iniciou na última segunda (1) uma estratégia diferente.

“Começou a fazer atendimentos mediante distribuição de senhas. Ou seja, agora o cidadão pode ir diretamente no SAC, pegar a ficha e fazer sua identidade”, disse ele. Luiz da Feira garantiu que já reportou o problema às autoridades estaduais. Há previsão de colocarem o serviço móvel nos bairros e distritos para fazer o documento.

Foto. Paulo José/Acorda Cidade

Fonte: Câmara de Feira de Santana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima