Após 9 anos, Prefeitura inaugura CRAS em Parafuso e fortalece atendimento social

A política pública de assistência social de Camaçari ganhou reforço. Após nove anos sem funcionar, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Parafuso foi reaberto nesta sexta-feira (5), durante cerimônia realizada na localidade. O equipamento, que havia sido entregue em 2008 e teve suas atividades interrompidas em 2016, retoma o atendimento à população com estrutura renovada e equipe técnica completa, sob supervisão da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes).

“A comunidade de Parafuso, assim como toda a nossa população, merece o melhor. Hoje estamos reafirmando que essa região nunca foi e jamais será esquecida, atendendo a uma demanda antiga e justa da população”, celebrou o prefeito Luiz Caetano.

Jeane Gleyde, titular da Sedes, enfatizou a importância da reabertura do equipamento para os moradores locais, que precisavam se deslocar em busca de atendimento no CRAS Verde Horizonte.

“Reabrir o CRAS de Parafuso é devolver dignidade à comunidade. Agora, com uma estrutura nova e preparada, vamos oferecer serviços essenciais exclusivamente para os moradores de Parafuso”, ressaltou a secretária.

A unidade volta a funcionar como porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), com capacidade para atender, anualmente, mais de 5 mil famílias da região.

Para a assistente social e coordenadora técnica do CRAS Parafuso, Andréa da Conceição, o acolhimento humanizado é prioridade. “Nosso foco é atender com qualidade, fortalecendo vínculos familiares e comunitários, oferecendo suporte para quem precisa de apoio social”, pontuou.

Entre os atendimentos oferecidos estão: Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF); Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV); atualização e novos registros do Cadastro Único (CadÚnico); apoio na gestão e acesso a programas de transferência de renda, a exemplo do Bolsa Família; solicitação de Passe Livre (municipal, intermunicipal e interestadual); emissão da Carteira do Idoso; além de orientações sobre direitos sociais e realização de grupos temáticos, como para gestantes e usuários do PAIF.

Taiara Martins, 28 anos, destacou o impacto positivo da reabertura para as famílias da região. “Esse retorno significa muito para nós, moradores de Parafuso, especialmente no aspecto econômico. Muitas mães e pais de família não vão mais precisar gastar o que não têm com transporte para acessar seus direitos. O CRAS está de volta, e no lugar de onde nunca deveria ter saído”, comemorou a moradora.

A inauguração reafirma a relevância de um espaço de escuta, acolhimento e fortalecimento comunitário, visando consolidar uma rede de assistência comprometida com a equidade, a inclusão e o bem-estar social.

A partir da próxima segunda-feira (8), o CRAS Parafuso estará à disposição da comunidade, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O equipamento está localizado na Rua Santa Rita, nº 5 e, inicialmente, dispõe de cinco salas de acolhimento, com previsão de expansão para os próximos meses.

A unidade passou por requalificação completa, com melhorias na infraestrutura, serviços de pintura, revisão elétrica e revitalização do telhado, garantindo um ambiente mais seguro, funcional e acolhedor para a população.

Fonte: Prefeitura de Camaçari

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima