Situado no bairro Brasília, um riacho que é afluente do rio Subaé está sofrendo degradação ambiental, devido a imensa quantidade de lixo despejado em seu canal. A denúncia é do vereador Jurandy Carvalho (PSDB), que manifestou preocupação com o fato durante pronunciamento hoje (18), na sessão da Câmara. O manancial fica entre o Conjunto Habitacional Luiz Eduardo Magalhães, Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) e o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), uma região que, segundo ele, ainda não possui o serviço de tratamento de esgoto.
“Aí é que se vê o tamanho do prejuízo. Há uma grande quantidade de esgoto sendo despejada ali no manancial”, reclamou, informando que, ao andar pelo Município, fica “triste com o que está acontecendo com os riachos que cortam Feira”. Jurandy lembrou de uma sugestão que fez ao prefeito José Ronaldo e ao secretário Municipal de Serviços Públicos, Justiniano França: “Sugeri que avaliassem a possibilidade de fazerem um corredor verde, ali na avenida que corta o (bairro) Jomafa, algo que melhoraria o clima em toda a região”, disse.
O vereador argumentou que, quando se planta árvores, margeando o riacho, se consegue promover uma melhoria significativa das condições climáticas. “O Conjunto Luiz Eduardo Magalhães e os bairros Brasília, Jomafa e Subaé iriam sentir logo a diferença”, acredita. Cabe, ali, propõe, “um bonito e grande corredor verde”.
O riacho do Feira X, que nasce na avenida Maria Quitéria e segue em direção ao bairro Olhos D’ Água, passando pelo Jardim Acácia e pelo Feira X, é outra área que pode ser aproveitada para implantação de um corredor verde, acrescentou Jurandy Carvalho. “Fiz a sugestão ao poder público, mas convoco toda a sociedade a participar desta luta. Vamos cobrar que o prefeito plante árvores e faça corredores como esses que sugeri, visando cuidar das áreas verdes e de nossas lagoas. Precisamos fazer isto urgentemente”, cobrou.
SÃO JOÃO EM TIQUARUÇU
A comunidade do distrito de Tiquaruçu, segundo declarou Jurandy Carvalho também na sessão de hoje (18), cobra uma atenção especial por parte da Prefeitura de Feira de Santana em relação aos festejos juninos deste ano. A reivindicação é a respeito das atrações artísticas programadas para o período. “Tiquaruçu também precisa receber grandes atrações para animar a população local. Quem tanto trabalha no dia a dia, precisa ter garantida uma boa diversão no São João e no São Pedro”, pediu o vereador.
As festas juninas, ressaltou o parlamentar, têm um “caráter democrático, permitindo que pobres e ricos participem e se divirtam de forma igual”. No Município, reconheceu ele, têm-se percebido a disposição do prefeito em fortalecer a cultura nos distritos feirenses, “o que é notado, por exemplo, nas contratações feitas para os festejos juninos de São José, Humildes, Bonfim de Feira e Jaíba”.