Laboratório de ponta coloca ciência nas mãos dos estudantes da rede estadual em Juazeiro

O Colégio Estadual Professora Florentina Alves dos Santos (Codefas), em Juazeiro, recebeu um moderno laboratório maker, por meio do Programa Mais Ciência na Escola, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Equipado com impressoras 3D, kits de robótica, notebooks, tablets e materiais de microeletrônica, o novo espaço amplia as possibilidades de aprendizagem prática, criativa e conectada à realidade dos estudantes da rede pública.

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, celebra a iniciativa como símbolo de transformação na educação. “O Laboratório Mão na Massa aproxima a juventude das tecnologias do futuro. É um passo importante para a formação profissional na nova economia. Queremos preparar nossos jovens para os desafios da revolução tecnológica, da transição energética e da indústria 4.0”, afirmou, durante a inauguração, ao lado de autoridades estaduais e municipais.

Para o diretor da escola, Charles Jean, o laboratório marca uma nova etapa no avanço da unidade. “É uma conquista significativa para a comunidade do bairro Piranga. Depois da entrega do novo prédio e do fortalecimento dos clubes de ciência, esse espaço consolida um novo tempo no ensino público”, afirmou o gestor.

Mais ciência, mais futuro para a educação públicaA professora Vanessa Chaves destaca o impacto direto no processo de ensino e aprendizagem. “Agora, nossos estudantes deixam de ser apenas receptores e passam a criar soluções. Eles vivenciam, na prática, a robótica, a programação e a internet das coisas, se preparando para um mundo cada vez mais tecnológico”, explicou.

A estudante da 3ª série da unidade escolar, Bárbara Damásio, reforçou o sentimento de conquista. “É um privilégio enorme ver nossa escola, localizada no interior, equipada com tanta tecnologia. Isso democratiza o acesso à ciência e mostra que também podemos inventar, construir e transformar realidades”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima