Duas adolescentes acolhidas no Abrigo Raul Freire, unidade vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDESO), estão participando do Programa Forças no Esporte (PROFESP), uma iniciativa do Exército Brasileiro (EB), com apoio da Prefeitura. As atividades, que acontecem às terças e quintas-feiras, das 13h30 às 16h20, no 35º Batalhão de Infantaria, visam proporcionar uma experiência de inclusão social e desenvolvimento por meio do esporte.
O PROFESP é destinado a crianças, adolescentes e jovens de ambos os sexos, com idades entre 6 e 18 anos, em situação de vulnerabilidade social. Seu principal objetivo é promover a cidadania, fortalecer valores e oferecer oportunidades educativas e esportivas a esse público.
“A participação dos adolescentes do Abrigo Raul Freire no PROFESP, em parceria com o 35º Batalhão de Infantaria, vai além da prática esportiva. Trata-se de uma oportunidade para a inclusão, o desenvolvimento de disciplina e a construção de um futuro mais digno e esperançoso para nossos jovens”, destacou a Secretária de Desenvolvimento Social, Gerusa Sampaio.
Por sua vez, a coordenadora do Abrigo Raul Freire, Ane Sibele, ressaltou a importância do programa. “O PROFESP é essencial, especialmente para os adolescentes em abrigamento. Por meio das atividades, eles desenvolvem disciplina, assumem responsabilidades e se comprometem com o próprio crescimento. Observamos claramente a diferença no comportamento dos jovens que participam de iniciativas como essa, o que também incentiva o desenvolvimento de hábitos saudáveis e a prática de atividades físicas. Esse projeto é um grande benefício para a comunidade de Feira de Santana.”
O PROFESP e o Projeto João do Pulo (PJP) são iniciativas do Ministério da Defesa, em parceria com o Exército, a Marinha e a Aeronáutica, e com o apoio de diversos ministérios, incluindo o Ministério da Cidadania (com suas Secretarias de Esporte, Desenvolvimento Social e Cultura), o Ministério da Educação (com as Secretarias de Educação Básica e de Modalidades Especializadas) e o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (com suas Secretarias de Juventude, Direitos da Pessoa com Deficiência e dos Direitos da Criança e do Adolescente). A iniciativa também tem participação da Prefeitura, através da Sedeso.
Fonte: Prefeitura de Feira de Santana