
Com o objetivo de internalizar, difundir e dar transparência ao Programa Municipal de Implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, a Prefeitura Municipal criou uma comissão composta por representantes da Administração Municipal e de entidades da sociedade civil.
Entre as funções da comissão está a elaboração do plano de ação para implementação da Agenda 2030, o acompanhamento e monitoramento do desenvolvimento da agenda, com elaboração de relatórios periódicos. Além disso, cabe ao grupo promover a disseminação da agenda e o fomento de pesquisas e projetos voltados às questões de relevância ambiental, econômica e social relacionadas às necessidades específicas de implementação do programa.
A coordenadora do Centro de Governança dos ODS, Ludmila Araújo, explicou que a comissão é mais um instrumento de diálogo entre a Prefeitura Municipal e a comunidade, na busca do cumprimento de ações e programas relacionados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Ainda segundo a coordenadora, Vitória da Conquista conta com outros instrumentos, entre eles o Comitê Municipal de Acompanhamento, Monitoramento, Avaliação e Orientação das Políticas Públicas voltadas à Agenda 2030 e formado por representantes de diversas secretarias municipais. “Nesse comitê trabalhamos com melhorias dos índices e politicas públicas de sustentabilidade do município”, concluiu.
Confira a íntegra do decreto nº 23.843 de 18 de agosto de 2025.