Agentes de Transparência participam do primeiro encontro para aprimorar diálogo com a população

Mais de 30 servidores designados pelas secretarias municipais de Vitória da Conquista participaram nesta terça-feira (19), do primeiro Encontro dos Agentes de Transparência que serão interlocutores da Ouvidoria-Geral do Município e das pastas onde estão lotados. A capacitação foi realizada no Auditório do Centro Integrado de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CIDCA).

Alguns agentes já desempenhavam a função de fornecer respostas da secretaria para a ouvidoria e outros iniciaram hoje. “São servidores que, atuando junto as secretarias, servirão como pontes para aproximar a ouvidoria das secretarias e para que essas pontes possam ser fecundas e produtivas no tratamento das manifestações do cidadão”, declarou a ouvidora-geral do Município, Thaisy Gusmão.

Entre os objetivos desse primeiro encontro, estavam: instruir os agentes para a qualidade e celeridade das respostas fornecidas aos cidadãos, conhecer o funcionamento da Ouvidoria-Geral do Município, Sistema Integrado de Ouvidorias e processos internos, compreender os direitos dos usuários do serviço público, os registros e tipos de manifestações da Ouvidoria, os pedidos de acesso à informação (LAI), e entender o papel do Agente de Transparência nesse processo, conforme o decreto 22.806/2023 e o dever do servidor público. Os conteúdos foram abordados pela ouvidora-geral do Município, pelo ouvidor da Saúde, Juliano Paim, Mirlayne Ferraz e pelo corregedor-geral do Município, Antônio Gabriel Araújo.

Elisângela Rodrigues, servidora da Secretaria de Serviços Públicos há 17 anos, já exercia essa função há algum tempo, embora sem a formalização que a designação de agente de transparência proporciona. “Essa nova nomenclatura formaliza nossa atuação e a torna mais valorizada na secretaria. Considero muito gratificante desempenhar essa função, tanto como servidora pública quanto como cidadã. É uma grande satisfação saber que estamos contribuindo para que o cidadão possa buscar e obter as informações de que necessita”, afirmou a servidora.

Milena Junqueira é servidora da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDR) e agente de transparência. Durante o encontro, ela compartilhou sua experiência como cidadã e elogiou o serviço prestado pela Ouvidoria e satisfação por participar do grupo. “A Ouvidoria tem sido fundamental na aproximação entre o cidadão e a gestão municipal, estabelecendo um canal de diálogo importante. Como servidores, estamos satisfeitos em participar dessa interlocução e agradecemos à Ouvidoria e à gestão municipal por este evento enriquecedor, que nos permite transmitir informações relevantes sobre a administração pública aos cidadãos. Este encontro representa um ato de democracia e expressamos nossa gratidão e satisfação em estar presentes”, comentou nova agente de transparência.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima