Um reconhecimento, por seu esforço, que resulta na “maior redução nos índices de criminalidade neste município, nos últimos tempos”, mas também reivindicações de novos equipamentos para Feira de Santana. Assim recepcionou o vereador Silvio Dias ao secretário de Segurança Pública do Estado, o soteropolitano Marcelo Werner Filho, que recebeu da Câmara Municipal, em sessão solene na noite desta terça (17), o título de Cidadão Feirense. O petista, autor do Projeto de Decreto Legislativo concedendo a honraria, foi designado pelo presidente Marcos Lima (União) a fazer a saudação da Casa ao homenageado.
Foi uma sessão bastante prestigiada por policiais militares de diversas patentes, representantes de outras corporações de segurança pública (Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal), dirigentes de instituições da sociedade civil, personalidades políticas e ocupantes de cargos de relevância no Governo do Estado. Os vereadores Professor Ivamberg (PT), Zé Curuca (União), Edvaldo Lima (União), Marcus Carvalhal (PL) e Pedro Américo (Cidadania) também estiveram presentes.
O presidente Marcos Lima convidou para integrar a Mesa de Honra dos trabalhos, além do vereador Silvio Dias, o secretário Municipal de Governo, Neto Bahia, representando o prefeito José Ronaldo; o secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas, que representou o governador Jerônimo Rodrigues, e o delegado da Polícia Federal, Fábio Marques.
A “pujança de Feira, com sua cultura vibrante e povo acolhedor”, teria, segundo Silvio Dias, chamado a atenção do secretário, despertando nele o compromisso com esta cidade. “Esteve aqui em vários momentos, dialogando com a sociedade. Na Micareta, vimos este compromisso ganhar forma concreta, com foco na prevenção”, disse o vereador. O resultado “foi uma festa marcada pela paz”. A população feirense, assinala o petista, agradece “pela visão técnica e humana, proximidade, zelo com que tem tratado este município, buscando cuidar de pessoas com firmeza, mas também com sensibilidade”. A concessão da cidadania, acrescenta, reflete “respeito e gratidão do nosso povo, sendo Feira, agora, a sua casa”.
Silvio Dias destacou, no perfil do secretário, o sentimento “do gestor que vê, além das estatísticas e do policiamento ostensivo, o diálogo como arma principal contra a violência mantendo “olhar atento, humano e comprometido com os profissionais sob o seu comando”. E não deixou passar a oportunidade de lembrar, ao secretário Marcelo Werner, da necessidade de dois novos equipamentos para ampliar a rede de segurança pública em Feira de Santana.
Uma dessas novas unidades, por ele reivindicada é a Delegacia do Idoso. O novo cidadão feirense já teria sinalizado com a possibilidade, inicialmente, de um núcleo para atuar junto a este público. Outra prioridade, conforme o vereador, é a implantação de mais uma base comunitária na cidade, localizada na região do Feira X: “Temos experiência bem sucedida nos bairros Rua Nova e George Américo. É importante que tenhamos mais uma dessas bases no nosso município”.