Agosto Lilás: Prefeitura realiza capacitação com policiais militares sobre violência contra a mulher

Uma equipe da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres esteve na sede da 78ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), nesta terça-feira (5), para uma capacitação com os policiais militares. A ação está inserida na programação do Agosto Lilás, campanha de conscientização e enfrentamento à violência contra mulheres, que tem como tema este ano “Fala, Maria. Toda voz conta. Toda denúncia salva!”.

“Hoje nós estamos com um grupo de policiais que estão em um projeto de prevenção. Então, para a gente, enquanto Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, é de extrema importância porque nos ajuda com o trabalho de divulgação e de prevenção contra a violência. Dentro do Agosto Lilás, esse trabalho também será desenvolvido com colégios, empresas e outras instituições”, explicou a técnica do Centro de Referência da Mulher Albertina Vasconcelos (Crav), Daniella Cardoso, que passou orientações sobre situações diversas, bem como os tipos de violência contra a mulher.

A capacitação foi realizada para os militares que atuarão no patrulhamento preventivo, projeto que está sendo implantado na unidade, cujos eixos de trabalho são escolar, violência contra as mulheres e mobilização social. Idealizador do projeto na 78ª CIPM, o Capitão Oséias Varges destacou esse momento dos policiais com a equipe da secretaria.

“A patrulha preventiva é uma equipe de policiais que trabalha diariamente com a prevenção. Nessa ação de hoje, a equipe da Prefeitura vem, faz toda essa parte de capacitação de atendimento, de explicar os ciclos de violência, o que é fundamental para a gente essa capacitação na formação dos policiais que vão atuar na patrulha preventiva”, ressaltou o capitão.

A soldado Karina Souza é uma das policiais que atuarão neste projeto. Ela elogiou a ação da secretaria, por meio das orientações sobre os encaminhamentos e acompanhamentos das vítimas de violência. “Essa capacitação é muito importante para nós policiais, para que a gente consiga compreender a melhor forma de fazer um encaminhamento e acompanhamento das mulheres que são vítimas de violência, e tentar fazer com que essa mulher seja atendida da melhor forma possível, se sinta acolhida e seja encaminhada aos lugares devidos”, disse.

O Agosto Lilás se estende durante todo o mês, com ações diversificadas, a exemplo de palestras, rodas de conversa, balcão informativo e visita técnica, com programação nos três turnos, de modo que irá mobilizar um público variado para disseminar o conhecimento no mês de mobilização para conscientização e combate à violência contra a mulher. Confira a programação para esta semana:

Fonte: Prefeitura de Vitória da Conquista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima