
A 6ª edição do Roama Dragon Boat para sobreviventes do câncer de mama acontecerá entre os dias 25 e 27 de agosto, no Lago do Touro e a Sucuri, em Paulo Afonso, Norte do estado da Bahia. Ao todo, serão 105 mulheres participantes – todas elas sobreviventes do câncer , sendo 31 alunas integrantes do Projeto Núcleos de Canoagem Dragonboat da Bahia 2025, dos núcleos de Salvador e Paulo Afonso.
Com a participação de remadoras do estado da Bahia, Alagoas, Ceará e Pernambuco, o evento terá em sua programação festival com competição, atividades culturais, oficinas teóricas e práticas de remadas, virada de braço, além de palestras sobre técnicas de salvamento e resgate com o Corpo de Bombeiros, educador físico e fisioterapeuta.
O Roama Dragon Boat (de origem indígena, a palavra roama significa ‘permanecer de pé’) iniciou em 2018, Nesta edição, terá a participação de três equipes de Maceió (Lisa Flor, Girassol Rosa e Mama Rosa), uma equipe de Paulo Afonso-BA (Mamacaru), uma equipe de Fortaleza (Lua Rosa), além de duas sobreviventes da equipe Quartzo Rosa (Recife) e uma de Salvador (Dragão Rosa do Dique).
O objetivo do encontro é incentivar as mulheres sobreviventes do câncer de mama a adoção de hábitos saudáveis, estimular a prática de canoagem coletiva no estilo dragon boat e contribuir para o resgate da autoestima das mulheres, sentimento tão prejudicado durante o tratamento do câncer em função dos inúmeros efeitos colaterais provocados no curso do enfrentamento da doença.
Dragon Boat Bahia – Com núcleos em Camamu, São Félix, Paulo Afonso e Salvador, o projeto, que está na sua terceira edição, oferece aulas gratuitas de canoagem dragon boat para crianças, jovens, adultos, idosos, mulheres em enfrentamento ao câncer de mama e pessoas com deficiência (PCD).