Alunos da Escola Municipal Gildásio Pereira Castro são medalhistas em olimpíada internacional de matemática

Imagem da matéria

Os estudantes da Rede Municipal de Vitória da Conquista continuam demonstrando bom desempenho  nas olimpíadas de avaliação de conhecimento, comprovando a qualidade da educação pública ofertada pelo Município. Na última Olimpíada Internacional Mathématiques Sans Frontières 2025, que aconteceu em maio, alunos do 5º e 6º ano, ambos da turma B da Escola Municipal Juiz Dr. Gildásio Pereira Castro, receberam medalha de bronze em nível regional (Nordeste) e menção honrosa em nível nacional.

De acordo com o titular da Secretaria Municipal de Educação, Edgard Larry, trata-se de mais uma vitória da rede municipal. “Parabenizo a todos os servidores que contribuíram para a aprendizagem dos alunos e aos estudantes pela vitória obtida neste trabalho de equipe. Estamos procurando, a cada dia, ofertar uma educação pública de qualidade com o objetivo de formar indivíduos, cidadãos do bem para o futuro do nosso país. E resultados como esse nos mostram que estamos no caminho certo, trabalhando com seriedade e dedicação”, disse o gestor.

A diretora Daniela Costa falou do orgulho e alegria de ver os alunos se destacando na olimpíada. “Agradeço à equipe pelo esforço, aos professores, coordenadores que inscreveram e acreditaram no potencial, e aos alunos que foram maravilhosos, com o esforço deles e com o aprendizado adquirido na escola”. Daniela acrescentou ainda que toda a aprendizagem se dá de maneira significativa. “Nossa coordenadora sempre faz um trabalho com muito empenho junto aos professores para que o ensino e a aprendizagem aconteçam de fato. Os alunos têm aprendido e mostrado que também são capazes. Nós podemos, com nosso conhecimento, chegar a qualquer lugar. Estamos colhendo os frutos trabalhados ao longo destes anos”.

Daniela, Léia, Ana Cláudia

A coordenadora escolar Ana Cláudia Santana disse que o projeto de jogos matemáticos desenvolvido na unidade estimulou a participação dos alunos nas olimpíadas. “Foi uma experiência incrível vê-los interagindo entre si, tentando encontrar uma solução, superando as dificuldades. Concorrendo com alunos do mundo todo, agora podem ser convidados a participar de uma nova etapa em outro país. Estamos trabalhando projetos, metodologias ativas, para mostrar a matemática prazerosa que está no nosso cotidiano”, afirmou.

Para a professora do 5° ano, Léia Silva, cujos alunos do 6° ano também passaram por ela, a comemoração está sendo muito gratificante. “Ficamos sem palavras. O mérito é todo deles. Todas as questões abertas, eles fizeram tudo sozinhos em uma competição internacional”. Léia também explicou que faz o possível para que os alunos tenham prazer em estudar matemática. “Procuramos trazer os assuntos de forma mais fácil, lúdica. Para mim, está sendo a maior recompensa saber que eles estão aprendendo. Estou muito feliz com esta visibilidade, muito gratificante. Toda escola está empolgada”.

O aluno do 6º B, Carlos Daniel, considerou importante o trabalho em equipe. “Achei que era muito difícil, mas, com ajuda dos amigos, nós conseguimos melhorar. Um ajudava o outro, tirávamos as dúvidas uns com outros. Foi um trabalho em equipe”.

Para o aluno do 5º ano B, Tiago Pacheco da Silva, foi muito bom participar. “Gosto de matemática e espero participar de outras. Todo mundo se ajudou. Está sendo a melhor coisa estudar aqui. Tenho aprendido  muito”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima