
A 29ª Semana Epidemiológica de Vitória da Conquista, que compreende o período de 13 a 19 de julho de 2025, mostra uma queda de 46,35% no número de casos notificados para arboviroses. Foram 22 casos para dengue e não houve registro para chikungunya e zika. Neste período, uma pessoa foi hospitalizada com suspeita de dengue.
O acumulado do ano (até 19 de julho de 2025) mostra que a dengue é a arbovirose com maior número de casos suspeitos no município (2.677). Já para a chikungunya, são 98 registros de casos suspeitos e 5 de zika. Desse total, foram confirmados 369 casos de dengue, seis de chikungunya e um caso de zika. Seguem em investigação 240 notificações de dengue. Este ano nenhum óbito foi registrado.
Os dados são provenientes do Sinan On-line e estão sujeitos a alterações. A Vigilância Epidemiológica municipal segue monitorando a situação e reforçando as orientações para a prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor dessas doenças.
Na última sexta-feira (18), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou o resultado do segundo Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) de 2025, que mostra uma redução de 2.4 pontos percentuais em relação ao primeiro levantamento. Realizado entre os dias 7 e 12 de julho, o levantamento apontou que Vitória da Conquista está com o Índice de Infestação Predial (IIP) de 2%. Anteriormente, o índice geral foi 4.4%.
No período de coleta de larvas, os agentes de endemias visitaram 6.218 imóveis em 80 localidades da sede do município. Quarenta localidades estão com índice ideal e outras 40 com IIP que varia de 1% a 14,2%. Comparado ao primeiro LIRAa do ano, houve uma redução de 52 para 40 bairros com positividade.
Com esse resultado do índice geral, o município sai da classificação de alto risco de infestação (acima de 4%), mas ainda está classificado como de médio risco (entre 1,0 a 3,9%). O índice considerado satisfatório é abaixo de 1,0%.
A partir do levantamento, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Controle de Endemias, planejará as ações a partir dos bairros com maiores índices de infestação. Para obter mais informações sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, em Vitória da Conquista, você pode entrar em contato com a SMS, por meio do Centro de Controle de Endemias, pelo número (77) 3429-7421.