
Chegando a sua rota final, o ‘Bahia: Memórias de Lutas e Liberdade’ chega a Caetité, na próxima segunda-feira (30), onde celebra a história e a identidade do povo baiano, resgatando as memórias da Independência da Bahia e sua importância para a construção da liberdade. Esta edição acontece no Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão Produtivo, das 8h às 12h, no Arquivo Público Municipal de Caetité (APMC), das 14h às 16h30 e no Auditório do Espaço Casa Anísio Teixeira, 19h.
Com palestras, oficinas, exposições e apresentações culturais, visando promover um diálogo entre passado e presente, valorizando o patrimônio histórico e fortalecendo o senso de comunidade. A cidade de Caetité teve uma importância significativa para a Independência da Bahia. Além de ter sido um local estratégico no interior do estado na luta contra os portugueses, a cidade marcou a história como um fornecedor de munições, homens e alimentos como, por exemplo, carne seca, para os participantes das lutas em outras cidades.
Ao total, o Bahia: Memórias de Lutas e Liberdade’ passou por 19 municípios baianos, entre os meses de maio e junho, realizado pela Fundação Pedro Calmon (FPC), vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA).
Em Caetité, o projeto é uma realização do Centro de Memória da Bahia (FPC/Secult-BA), SECELT, MASB, AMPC e Repositório 2 de Julho, com apoio do CIEBTEC, SEDECU, NEAF e Prefeitura Municipal de Caetité.