Capacitação em informática garante autonomia a jovens surdos em Salvador

Foto: Jefferson Peixoto/ Secom PMS

Texto: Mateus Soares e Nilson Marinho/ Secom PMS

Pessoas surdas que não foram alfabetizadas em português escrito e sem o domínio da informática foram capacitadas nesta terça-feira (2) durante a quarta edição do Curso de Inclusão Digital voltado para este público. A iniciativa, realizada pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), junto com a Faculdade Anhanguera Iguatemi, ocorreu no polo da instituição de ensino, na Avenida Santiago de Compostela.

Durante as aulas, os participantes, muitos deles sem os conhecimentos básicos de navegação, foram ensinados a acessar a web, digitar textos no Word, criar planilhas por meio do programa Excel e montar apresentações no PowerPoint. Os alunos também aprenderam a enviar e responder e-mails.

De acordo com a diretora de Políticas Públicas para a Pessoa com Deficiência de Salvador, Daiane Pina, parte dos jovens surdos não domina o português escrito, o que gera dificuldade para compreender comandos básicos em sites, programas de computador e formulários online. Essa barreira linguística acaba excluindo-os de oportunidades importantes.

“Por não dominarem o português, muitos não entendem determinados comandos e têm dificuldade de leitura. Aqui, os ensinamos a acessar e navegar na web de forma mais simples, para que compreendam os ícones, os símbolos do teclado e, assim, conquistem mais autonomia. Essa autonomia permitirá, por exemplo, que se inscrevam no Enem, em concursos da Prefeitura, em vagas do Jovem Aprendiz, em cursos e programas da Prefeitura, enfim, em todas as oportunidades que a gestão disponibiliza ao longo do ano e que, muitas vezes, ficam inacessíveis justamente pela dificuldade de leitura”, comentou.

Segundo a diretora da Anhanguera, Cleise Fernandes Soares, a faculdade tem buscado fortalecer sua responsabilidade social ao abrir as portas para a comunidade com iniciativas pensadas juntamente com a Prefeitura.

“Temos desenvolvido alguns eventos e atividades em prol da comunidade atípica e de seus familiares. Naturalmente, como a universidade é um espaço aberto à comunidade, um espaço de formação, conseguimos associar interesses nesse momento. Então, abrimos esse espaço também como parte da nossa responsabilidade social, que está entre as nossas obrigações institucionais”, comentou.

Responsável pela condução das aulas, a professora Rosângela Nascimento, profissional bilíngue em Libras, reforçou que a proposta é preparar os alunos para buscarem oportunidades no mercado de trabalho.

“Nós vamos focar no conhecimento básico: Word, Excel e também trabalhar com PowerPoint. Eles vão aprender, por exemplo, a enviar e responder um e-mail corporativo. O objetivo principal é capacitá-los para o mercado de trabalho”, pontuou.

A capacitação foi aprovada pelos alunos, como a Sarah Horrana, de 22 anos: “Acredito que, com o curso, conseguirei aprimorar minhas habilidades profissionais”, disse. “Nunca realizei um curso de informática e almejo aprimorar minhas habilidades e conhecimentos para o desenvolvimento profissional”, completou Adriano Vitor, de 19 anos.

Programação – A Diretoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência está com uma programação de atividades especial para o mês de setembro, com cursos, oficinas, visitas guiadas e eventos voltados à inclusão, em parceria com diferentes secretarias e instituições. Na próxima quarta-feira (3), por exemplo, acontece a Oficina de Construção de Brinquedos Acessíveis na Amape (Associação de Mães e Amigos de Pessoas Especiais).

A agenda segue com visitas guiadas à Casa das Histórias de Salvador (8) e à Cidade da Música (9), em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura (Secult), reunindo mães atípicas da Amape. No dia 10, será realizada a ação ECA Vai à Escola, em parceria com Sempre e a Diretoria da Infância e Juventude, na Associação Baiana de Equoterapia (Abae).

Acesse a galeria de fotos: https://comunicacao.salvador.ba.gov.br/curso-de-inclusao-digital-capacita-jovens-surdos-2/ . 

Fonte: Prefeitura de Salvador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima