Caravana Bahia Sem Fogo promove diálogo com gestores municipais, produtores rurais e estudantes em Senhor do Bonfim

A equipe da Caravana Bahia Sem Fogo chegou nesta terça-feira (22) a Senhor do Bonfim, na região Norte do estado, em uma agenda que contemplou momentos com a gestão municipal, produtores rurais e comunidade local.

Os encontros realizados na Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Senhor do Bonfim e no Centro Educacional Novo Horizonte foram oportunidades valiosas para dialogar com a gestão municipal, produtores rurais e estudantes sobre o uso correto do fogo, a importância da prevenção e a relação das comunidades com o meio ambiente.

Durante os encontros, a equipe realiza dinâmicas para aproximar o público da pauta, como explica a coordenadora técnica do Inema, Thamires Brito. “Durante a Caravana Bahia Sem Fogo, aplicamos dinâmicas adaptadas para estimular a participação da comunidade em pequenos grupos, promovendo um ambiente mais leve e acolhedor. Com perguntas norteadoras, conseguimos ouvir como usam o fogo, por que usam e se reconhecem impactos, trazendo em seguida a perspectiva técnica. Isso facilita o diálogo, aumenta o engajamento, inclusive de crianças, e permite que a comunidade compartilhe suas práticas. Nosso objetivo é que essas pessoas se tornem multiplicadoras de boas práticas, adotando alternativas sustentáveis ao uso do fogo”, explicou.

A Major PM Érica Patrícia, comandante da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (COPPA), presente na Caravana, falou sobre a importância desses encontros com a gestão local e a comunidade, e da atuação integrada das instituições. “O programa Bahia Sem Fogo reforça que não caminhamos sozinhos. Diversas instituições estão unidas em prol do meio ambiente. A Polícia Militar participa para fortalecer essa rede, lembrando que provocar incêndios em matas e florestas é crime federal. É fundamental levar essa conscientização às comunidades, escolas, jovens e também às pessoas mais velhas. Precisamos romper com esse ciclo e sair daqui com essa ideia muito clara”, reforçou.

Nesse contexto de integração entre os órgãos, o coordenador de Proteção e Defesa Civil do Estado, Luis Gutemberg Júnior, destacou. “Apesar da baixa incidência de incêndios florestais em alguns municípios, é essencial manter o olhar atento e a prevenção ativa. A Defesa Civil reforça que a cooperação entre Estado e municípios é fundamental para fortalecer a gestão de riscos e proteger a população”, pontuou.

Próximas paradasApós passar pelos municípios de Jaguarari e Senhor do Bonfim, a etapa Norte da Caravana seguirá para Pindobaçu, Saúde e Jacobina, fechando as atividades no dia 26 de julho em Miguel Calmon.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima