Caravana da Juventude leva serviços de saúde, cidadania e bem-estar à comunidade do bairro Guarani e adjacências

Imagem da matéria

Na manhã deste sábado, os moradores do bairro Guarani e adjacências receberam a terceira edição da Caravana da Juventude realizada em 2025. A iniciativa é idealizada pela Coordenação da Juventude, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Faculdade Uninassau, e tem como objetivo levar serviços sociais e de saúde à população de Vitória da Conquista.

Realizada na Rua Visconde de Mauá, a Caravana da Juventude reuniu crianças, jovens, adultos e idosos em um ambiente acolhedor, marcado pela oferta de atendimentos em fisioterapia, saúde bucal, estética, além de testes de glicemia e pressão arterial. Também foram disponibilizados serviços de vacinação antirrábica para cães e gatos, orientação jurídica, emissão da Carteira ID Jovem, que garante benefícios a jovens de baixa renda, e atividades educativas, como a simulação de embriaguez ao volante.

Segundo o coordenador da Juventude, Luiz Augusto Cardoso, a escolha dos locais que recebem a Caravana é definida a partir das solicitações feitas pelas próprias comunidades. “Primeiro buscamos mobilizar os moradores e, em seguida, chegamos com a estrutura necessária para atender a localidade. Nosso objetivo é, ao mesmo tempo, levar serviços à população de Vitória da Conquista e oferecer aos jovens que estão em formação acadêmica uma experiência que contribua para seu desenvolvimento profissional.”

Residente no Guarani, a professora Josélia Santos participou dos atendimentos de massagens e de saúde bucal, no Odontomóvel. Para ela, a experiência foi surpreendente. “Eu fiquei encantada com a qualidade dos materiais e profissionais, acho que todos os bairros deveriam receber a Caravana da Juventude. Aqui recebemos atendimentos sem precisar nos deslocar.”

A professora do curso de Medicina Veterinária da Uninassau, Jéssica Tigre, ressaltou o impacto educativo da Caravana tanto para os alunos quanto para a comunidade. “Eles ficam empolgados para participar, e é importante porque têm acesso a pessoas e animais reais, além de contribuir para o combate às zoonoses com a aplicação da vacina.”

Pela primeira vez na caravana, o estudante de Medicina Veterinária Arthur Soares destacou a experiência prática proporcionada pela ação. “Eu pretendo participar mais vezes, porque tem fortalecido nossa aprendizagem como estudantes, levando ajuda à comunidade e principalmente aos animais.” Nos intervalos dos atendimentos, Arthur também participou da simulação de embriaguez ao volante, promovida pelo Simtrans, por meio da campanha educativa “Desacelere: seu bem maior é a vida”.

Já a estudante de Enfermagem, Lara Ferreira, que participou como voluntária no serviço de aferição de pressão e glicemia, revelou ter se sentido feliz pela realização da ação. “Está sendo maravilhoso porque dá para ver que as pessoas realmente têm interesse em se cuidar.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima