
A Casa da Mulher Brasileira (CMB) de Salvador recebeu, entre terça (2) e quinta-feira (4), a visita da equipe da ONU Mulheres Brasil, responsável por realizar um diagnóstico nacional das unidades das Casas da Mulher Brasileira, em todo o país. A iniciativa, solicitada pelo Ministério das Mulheres, tem como objetivo analisar os fluxos de atendimento e os serviços oferecidos, para fortalecer o acolhimento e garantir que mulheres em situação de violência tenham acesso a uma rede qualificada e efetiva de proteção.
Durante a visita, a pesquisadora e consultora da ONU Mulheres, Liliam Litsuko Huzioka, realizou entrevistas com gestores e profissionais que atuam nos diversos órgãos e serviços presentes na unidade, como a Coordenação da Secretaria das Mulheres do Estado (SPM), Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), a Vara Especializada de Violência Doméstica do Tribunal de Justiça da Bahia, o Ministério Público, a Defensoria Pública, além das equipes de acolhimento psicossocial. “O objetivo desse diagnóstico é conhecer de perto o funcionamento das Casas da Mulher Brasileira, identificando boas práticas e desafios enfrentados em cada unidade. A partir dos dados coletados, vamos elaborar um relatório que será entregue ao Ministério das Mulheres, contribuindo para o aprimoramento da política pública”, explicou Liliam Huzioka.
A coordenadora estadual da Casa da Mulher Brasileira, Ana Clara Auto, destacou a importância da iniciativa. “Esse diagnóstico nacional, solicitado pelo Ministério das Mulheres e realizado pela ONU Mulheres, é fundamental para que possamos alinhar práticas, conhecer a realidade de cada unidade e aprimorar os serviços prestados. O esforço conjunto busca consolidar a efetividade das políticas públicas de enfrentamento à violência contra as mulheres”, afirmou.
Sobre a Casa da Mulher Brasileira de Salvador
A Casa da Mulher Brasileira é referência nacional em políticas públicas de proteção às mulheres. A unidade de Salvador funciona 24 horas por dia, oferecendo atendimento gratuito e sigiloso em diversos serviços integrados: acolhimento psicossocial com equipe multidisciplinar; Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam); Vara de Violência Doméstica do Tribunal de Justiça da Bahia; Núcleo de Defesa da Mulher da Defensoria Pública (Nudem); Ministério Público; Alojamento provisório para mulheres em risco; Transporte para serviços de saúde e assistência; Brinquedoteca para crianças e encaminhamento para cursos de qualificação e geração de renda.
Endereço: Avenida Tancredo Neves, s/n – Caminho das Árvores (ao lado do Hospital Sarah).
Funcionamento: 24h por dia, todos os dias da semana.
Canais de denúncia: Ligue 180 – Central de Atendimento à Mulher: Ligue 190 – Emergências (Polícia Militar).