
Um apelo coletivo e emocionado em prol da causa animal. Esse foi o tom da Sessão Solene comemorativa do Dia Nacional dos Protetores de Animais, na noite desta quarta-feira (13), na Câmara Municipal. Protetores, médicos veterinários, vereadores, dirigentes de Organizações não Governamentais (ONGs) e representantes dos mais diversos setores da sociedade se uniram em um grande encontro em defesa da vida e contra o abandono e os maus tratos. A iniciativa foi do vereador Pedro Américo (Cidadania), que também presidiu os trabalhos.
“A proteção animal é uma questão de vida para todos”, afirmou Pedro Américo, ao saudar os convidados e defender que a causa animal seja tratada como saúde pública e tenha políticas públicas efetivas. “A sensibilidade, o amor e a empatia pelos animais fazem com que as pessoas ajudem na proteção e cuidado, às vezes com sacrifício, mas o poder público deveria estar presente”, avaliou. Alertando que maus tratos é crime, o vereador sugeriu a criação de espaços de acolhimento e o reconhecimento do esforço de cada um.
As palestrantes convidadas seguiram na mesma linha, na defesa do cuidado, proteção e, sobretudo, respeito aos animais. Ticiana Lima Ferreira Sampaio, da Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB, classificou como “heróis anônimos” aqueles que vivem todos os dias a missão de resgatar. “Vemos cenas diárias nos machucam, mas também vemos os protetores que não se calam, não viram o rosto”, pontuou, destacando que a homenagem pela data não deve ser apenas simbólica. “O Estado tem obrigação de proteger a vida”, disse, ao enfatizar a importância dos protetores.
Afirmando que a prevenção é a ponte que salva Uilma Carla de Brito Carneiro, médica veterinária e presidente da ASMEV, entidade representativa da categoria, disse que a ciência dá ferramentas, inclusive por meio da Medicina Veterinária, “mas é o cuidado humano que transforma o diagnóstico em esperança e dignidade”. Ela citou a importância da responsabilidade coletiva como um dos pilares da causa animal e sugeriu ações conjuntas, não isoladas. “Ao proteger os animais, protegemos a nossa vida”, ressaltou.
Médica veterinária e professora do Bem-Estar Animal, especialista em Direito Sanitário pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e Mestre em Ciência Animal dos Trópicos da Universidade Federal da Bahia, Mirza de Carvalho Santana, apresentou estratégias para proteger cães e gatos e novas perspectivas com os projetos Pro Patinhas e SimPatinhas. “Proteção animal, saúde pública e educação ambiental, é preciso que todos estejam juntos nesta causa”, defendeu. Segundo ela, animais comunitários estão em todos os lugares e não só no Brasil.
Mirza destacou a importância dos pets nas famílias e disse que apenas retirar os animais das ruas não é solução. “É preciso aumentar as adoções, promover a castração e diminuir o comércio ilegal de animais”, sinalizou., classificando essas ações como um processo de melhoria da qualidade de vida das pessoas. A médica também falou sobre a criação do cadastro nacional de animais domésticos, viabilizada pela Lei Federal 15.046, para proteção e manejo e alertou: “animais domiciliados também vão para as ruas e é preciso conhecer essa realidade”.
A cada minuto um animal é vítima de maus tratos no Brasil e abandono é crime. O alerta foi feito por Paloma Oliveira, citando a Lei 9.605, de 1998. Ela falou sobre a subnotificação dos casos e ainda sobre a procriação elevada de cães e gatos. Ela disse que não há fiscalização, o que facilita a proliferação de casos de zoonoses, doenças que passam dos animais para os seres humanos e vice-versa e propôs ações práticas: campanhas de conscientização em escolas e bairros afastados do centro, mutirões de castração, incentivo à adoção responsável e treinamento de agentes para fiscalizar maus tratos, microchipagem para controle populacional.
A iniciativa da Câmara Municipal mereceu aplausos do vereador Luiz da Feira (PP), que voltou a cobrar um Hospital Veterinário para a cidade, pauta que disse defender há 10 anos. Ele também destacou a importância do reconhecimento ao trabalho das ONGs e um trabalho mais efetivo do Governo Municipal. “Estou pronto para abraçar a causa”, assegurou. Além das palestrantes, compuseram a mesa da solenidade Guga Leal, Procurador Geral do Município, representando o prefeito José Ronaldo de Carvalho, e Marialice Dias Galvão, representando Gilberte Lucas, gestora da instituição Fundação Hospitalar.
PROTETORES HOMENAGEADOS
A sessão foi encerrada com homenagens a protetores de animais com atuação na cidade. Receberam certificados alusivos à data Lidse Lea Pereira Lima, Adriana Santana dos Santos, Ana Dayse das Neves Carvalho, Linda Dantas Leite, Mona Lisa da Silva Carneiro, Jamerson de Lima Rocha, Alba Célia Silva Santos, José da Costa Falcão Júnior, Maria das Graças Peixinho Monteiro, Mairon Barreto, Ticiana Sampaio, Adriana Mendes, Lorena Michele, Claudine de Lima Nunes Cordeiro, Lívia Aguadê Andrade, Luciano Muritiba, Mirza Santana, Paloma Oliveira, Sandra Lima Moreira de Carvalho, Karine dos Santos Rocha, Karine Rocha Ribeiro, Uilma Carla Lima Barreto Carneiro, Lidomar Marton França, Flávia Sampaio de Aragão Sousa, Sérgio Ozer, Gilberte Lucas, Suely dos Santos, Thaissa Luanne Alves da Silva e Wiliene Goes.
Fonte: Câmara de Feira de Santana