
O serviço de Reabilitação Intelectual do Centro Estadual de Prevenção e Reabilitação da Pessoa com Deficiência (Cepred) abrirá 100 novas vagas. A ampliação foi possível com a abertura de uma nova área na unidade, inaugurada nesta sexta-feira (5). O espaço foi planejado para oferecer atividades pedagógicas, esportivas, lúdicas e sensoriais, garantindo o acesso ao atendimento multiprofissional de mais 100 crianças e adolescentes com deficiência intelectual e transtorno de espectro autista (TEA).
O novo espaço, estruturado para o atendimento de jovens em processo de reabilitação, será fundamental para promover o desenvolvimento integral, inclusão e a qualidade de vida. Os ambientes planejados com recursos diversificados permitirão que o usuário explore, aprenda e se desenvolva de forma lúdica e significativa, potencializando as terapias e fortalecendo os vínculos sociais e familiares.
Com a ampliação, as crianças e adolescentes acompanhados no Cepred também terão à disposição uma quadra esportiva e um espaço amplo para atividades motoras e sessões de musicoterapia, que favorecem o desenvolvimento da coordenação, do equilíbrio, do ritmo, da força e da consciência corporal, além de estimularem a socialização por meio de jogos coletivos e atividades em grupo. Já o parque infantil oferece oportunidades de exploração sensorial, simbólica e motora, elementos essenciais ao desenvolvimento cognitivo e emocional.
Há também um quiosque destinado à convivência das famílias, um ambiente de acolhimento, escuta e orientação, que visa fortalecer a parceria entre profissionais e cuidadores, aspecto indispensável para a continuidade dos cuidados no cotidiano.
O Cepred contará ainda com uma horta terapêutica que proporcionará vivências educativas e sensoriais, ensinando sobre os ciclos da natureza, o cuidado, a rotina, a responsabilidade e o trabalho em equipe, ao mesmo tempo em que amplia as possibilidades de intervenção terapêutica e pedagógica.
“A reabilitação de pessoas com TEA e deficiência intelectual exige uma abordagem interdisciplinar, que considere as múltiplas dimensões do desenvolvimento humano – cognitivas, motoras, emocionais, sociais e sensoriais. Nesse contexto, a inclusão de profissionais como o educador físico, o psicopedagogo e o musicoterapeuta fortalecerá a abordagem adotada pelo Cepred”, afirma a diretora da unidade, Normélia Quinto.
A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, destaca que o Cepred não se limita a ser apenas um local de atendimento clínico. “Entendemos este espaço como um ambiente inclusivo, de integração social, de promoção da saúde e de fortalecimento familiar. As atividades são planejadas de acordo com cada criança, favorecendo maior aproximação com as áreas da educação, do esporte, da cultura e do lazer”, pontua.
Também presente na inauguração, o secretário de Justiça e Direitos Humano, Felipe Freitas, ressalta a relevância do novo espaço. “A estrutura física e tudo aqui é muito importante, mas o centro do que acontece aqui é a relação entre as pessoas. E quando essa relação encontra um espaço como este fica melhor ainda”, afirma.
Com as 100 novas vagas abertas, a espera para o Cepred reduzirá de 132 para 32 crianças. Essas 32 famílias não ficarão sem assistência. Eles vão participar do projeto “Casulo”, que contará com um encontro semanal voltado para passar informações, condutas e tirar dúvidas.
O Cepred realiza, em média, 20 mil atendimentos por mês. Destes, a Reabilitação intelectual tem mais de 400 crianças e adolescentes e faz em média 4000 procedimentos por mês, com regularidade de atendimento de segunda-feira a sexta-feira por equipe multiprofissional.
“Estou no Cepred com meu filho há 16 anos. Aqui recebi um grande apoio, foi onde a porta se abriu. Tenho o acompanhento para o meu filho e também para mim e esse novo espaço será uma grande oportunidade para todas nós”, comemora Patrícia Ferreira Santana, mãe de Rafael, que é acompanhado no Cepred. “A gente sai sem rumo e quando chega num lugar de portas abertas como o Cepred a gente recebe vida”, afirma
Além da inauguração do novo espaço, está sendo realizado no Centro de Atenção à Saúde Prof. Dr. José Maria de Magalhães Neto, local onde funciona o Cepred, a Feira Saúde Mais Perto dentro da Caravana dos Direitos Humanos. Nesta sexta-feira e no sábado (06) estão sendo ofertados atendimentos em odontologia (restauração, cirurgia da cavidade bucal, tratamento de canal, aplicação de flúor, exame radiológico, tratamento de doenças e da gengivite), consulta com nutricionista, imunização (vacinas do calendário nacional, incluindo influenza e covid), espaço saúde (verificação de pressão arterial e glicemia capilar), emissão da nova CIN (Carteira de Identidade Nacional) e espaço de acolhimento infantil lúdico (oficina de arte e pintura).
A iniciativa integra a campanha de Setembro Verde do Governo do Estado, o mês da luta pela inclusão da Pessoa com Deficiência, e é realizada através de uma parceria entre a Sesab, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) e as Voluntárias Sociais do Estado da Bahia. Desde o seu início em 2023, as Feiras de Saúde já realizaram mais de 980 mil atendimentos.