Médicos e enfermeiros da Atenção Básica de Vitória da Conquista participam nesta quarta (20) e quinta-feira (21) de capacitação promovida pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), vinculado à Diretoria de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O encontro, realizado no Polo de Educação Permanente, visa orientar os profissionais da rede municipal de Saúde, especialmente a Atenção Básica, sobre o fluxo de encaminhamento do paciente trabalhador que busca atendimento na unidade de saúde.
O médico do trabalho do Cerest, Dr. Alberto Ferreira, destacou que o objetivo principal é a identificação da relação entre doença e trabalho já na Atenção Básica. “No Cerest, realizamos essa análise, mas é fundamental que os profissionais da atenção básica também desenvolvam essa capacidade. Pretendemos evidenciar que essa análise faz parte da rotina médica”, explicou o médico.
A coordenadora do Cerest, Fabiana Oliveira, reforçou a importância da capacitação para agilizar o atendimento aos trabalhadores. “Ao qualificar os médicos e profissionais de saúde, eles poderão identificar se a situação está ou não relacionada ao trabalho e realizar as notificações adequadas, agilizando o atendimento. Assim, os trabalhadores não vão precisar ficar em uma fila de espera, aguardando para serem atendidos no Cerest”, disse Fabiana.
- Fabiana Oliveira
- Dr. Alberto Ferreira
A capacitação também foi vista como um aprimoramento na rotina de trabalho pelos profissionais que atuam diretamente no atendimento. O médico interno Widerson Mesilas, que estuda na Universidade Federal da Bahia (Ufba) e atualmente faz estágio em medicina de família e comunidade na Unidade de Saúde da Família Solange Hortélio, foi um dos participantes da primeira turma, que recebeu a formação nesta quarta.
“A saúde do trabalhador, com sua visão abrangente, permite uma assistência mais integral aos pacientes. Considero essa capacitação fundamental para todos os profissionais de saúde, especialmente os médicos que atuam na atenção primária”, afirmou o haitiano que a quase 10 anos mora no Brasil.
- Widerson Mesilas
- Cristiane Marinho
A enfermeira Cristiane Marinho, supervisora de equipe na Unidade de Saúde Básica Admário Santos, enfatizou que a capacitação é essencial para a atualização de conhecimento, entendimento dos fluxos assistenciais e para estabelecer a ligação entre a Atenção Primária — porta de entrada para os usuários — com o serviço de referência.
“Essas capacitações são sempre um acréscimo para o nosso desenvolvimento, aprimorando nossa rotina de trabalho e a organização dos nossos processos. E a de hoje é de extrema importância, pois observamos, na rotina de trabalho atual, o adoecimento dos profissionais em diversas áreas”, disse ela, que atua na área há quase 12 anos.
Amanhã, de 8h às 12h, no mesmo local, será realizada a mesma formação com uma segunda turma de profissionais da Atenção Primária.