Cetas presta apoio às forças de segurança na Operação Voo Livre. Ação resgatou 49 aves silvestres na região de Poções

Imagem da matéria

Técnicos do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), ligado à Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), se deslocaram ao município de Poções, na manhã desta sexta-feira (22), para prestar serviços de resgate de animais apreendidos na “Operação Voo Livre”. A ação foi deflagrada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), pela Coordenação de Apoio Técnico à Investigação da Polícia Civil (Cati) e pelo Ministério Público Estadual (MPE), com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico e venda de animais silvestres.​

Em Poções, os órgãos de segurança cumpriram mandados de prisão, busca e apreensão. Segundo as investigações, a organização criminosa possuía uma rede de tráfico de animais que ia desde a captura na natureza até a comercialização em grandes centros como São Paulo. Além de Poções, principal ponto de captura e venda dos animais, os mandatos abrangeram os municípios de Boa Nova e Iguaí.

Na operação, foram apreendidos 49 passeriformes de várias espécies: azulões, canários, papacapins, cristinhas, cardeais, brejais, coleirinhos e sabiás, além de curiós e caboclinhos ameaçados de extinção. Ainda em Poções, os veterinários do Cetas prestaram os primeiros cuidados, para que fossem encaminhados com segurança para o Centro em Vitória da Conquista, onde ficarão até que estejam aptos para serem levados para fazendas protegidas e cadastradas pelo Cetas, em locais de ocorrência de cada espécie.

CetasO Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Vitória da Conquista, sob a administração da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), destaca-se como referência na Bahia. Único entre os três centros do estado atualmente aberto para receber animais, é também um dos poucos mantidos por uma prefeitura no país. Situado na Serra do Periperi, o Cetas já acolheu mais de 70 mil animais, devolvendo mais de 55 mil deles à natureza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima