É o maior número de iniciativas na fase final do Prêmio já alcançado pela Instituição
O Ministério Público da Bahia teve cinco projetos selecionados como finalistas da edição 2025 do Prêmio CNMP, promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público. A lista com os 54 finalistas foi divulgada nesta terça-feira, 29, pela Comissão de Planejamento Estratégico (CPE/CNMP). A cerimônia de premiação acontecerá no dia 10 de setembro, às 17h, no auditório do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), em Brasília. Entre os finalistas, estão os projetos baianos “Tera: Analisador de Evidências Digitais”, “Plano de Ação em Defesa dos Direitos da Criança e Adolescentes no Ambiente Digital”, “Mãos que Transformam – Núcleos de Descaracterização de Mercadorias Apreendidas”, “Terra Protegida – MPBA na Defesa dos Biomas Baianos” e “Octopus”. Esse foi o ano em que, historicamente, o MPBA contou com maior número de iniciativas na fase final da premiação.
O Prêmio CNMP tem como objetivo reconhecer e valorizar os programas e projetos que contribuem para melhorar a atuação do Ministério Público em todo o país, alinhados ao Plano Estratégico Nacional do MP. São avaliados critérios como resolutividade, inovação, proatividade, cooperação e transparência. A edição 2025 traz novidades, como novas categorias de premiação: Atuação Finalística do Ministério Público, Atividade Administrativa e Categoria Especial. As categorias buscam destacar projetos que envolvam desde ações na área de infância, saúde e segurança, até iniciativas de proteção socioambiental e transformação digital. Além de incentivar a troca de experiências, o Prêmio CNMP também fortalece o Banco Nacional de Projetos, plataforma que reúne práticas bem-sucedidas desenvolvidas por membros e servidores do MP brasileiro.
Conheça os finalistas do MPBA
Tera: Projeto voltado para o combate ao crime digital, por meio de uma ferramenta de análise de evidências digitais que facilita e acelera o trabalho de promotores e investigadores.
Plano de Ação em Defesa dos Direitos da Criança e Adolescentes no Ambiente Digital: Iniciativa que busca proteger crianças e adolescentes dos riscos na internet, com ações de educação digital e enfrentamento à violência online.
Mãos que Transformam – Núcleos de Descaracterização de Mercadorias Apreendidas: O projeto dá uma nova função a mercadorias apreendidas, promovendo a reutilização e beneficiando comunidades em situação de vulnerabilidade.
Terra Protegida – MPBA na Defesa dos Biomas Baianos: Focado na proteção do meio ambiente, o projeto atua na preservação dos biomas da Bahia, com ações de fiscalização, responsabilização e conscientização.
Octopus: Ferramenta tecnológica que cruza grandes volumes de dados para apoiar investigações e diagnósticos de atuação institucional com mais rapidez e precisão.
*Sob supervisão de George Brito (DRT-BA 2027)