
Reportagem: Ana Virgínia Vilalva/Secom PMS
O Circuito Mulheres Negras em Movimento, promovido pela Prefeitura de Salvador, vai promover dois encontros em parceria com a Associação Educativa e Cultural Didá. As ações acontecem nesta terça-feira (22) e na quinta-feira (24) na sede da Didá, na Rua Maciel de Cima, 19, no Pelourinho.
No primeiro dia, a atividade acontecerá a partir das 15h com abertura especial promovida pela direção da associação. Às 15h10 e às 17h50, o espaço receberá a Oficina de Corte e Costura e Adereços com Allyssa Anjos e, às 19h, uma Oficina de Tranças e Turbantes com Negra Jhô. O evento será encerrado com uma apresentação da Banda Didá, às 20h.
Na quinta-feira, o compasso da percussão vai ditar o ritmo. Às 15h, tem Oficina de Percussão com Adriana Portela e Ivone Cruz, seguida da apresentação do documentário Mulheres na Percussão, com Gabi, às 16h. Às 17h acontece a Roda de Conversa das Pretas na música percussiva e o encerramento, às 19h, contará com uma Oficina de Dança Afro ministrada por Wania Oliveira.
Iniciativa – O Circuito Mulheres Negras em Movimento é realizado através do programa Salvador Capital Afro, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), e celebra a força, a criatividade e o empoderamento feminino na capital baiana, em alusão ao Dia Municipal da Mulher Negra. A edição de estreia foi iniciada na última quinta-feira (17) e será encerrada no próximo domingo (27).
As atividades são realizadas na Praça Maria Felipa e nos equipamentos culturais geridos pela Prefeitura, situados no Distrito Criativo do Comércio (Casa das Histórias de Salvador, Auditório Makota Valdina, Cidade da Música, Galeria Mercado, Memorial Maria Odília). A primeira edição reúne atrativos como Roda de Mulheres Capoeiristas, Encontro de Tambores Femininos, homenagem a Maria Felipa, Slam, Feira de Empreendedoras Negras e Espaço Infantil, além dos shows. A programação completa pode ser acessada através do site www.salvadordabahia.com/circuito-mulheres-negras-em-movimento/.
Data – No dia 25 de Julho é celebrado o Dia Municipal da Mulher Negra (Lei n° 7440/2008), Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra (Lei nº 12.987/2014) e Dia Internacional da Mulher Negra, Latino Americana e Caribenha (estabelecido em 1992, durante o 1º Encontro de Mulheres Negras Latinas e Caribenhas em Santo Domingo, República Dominicana). A data tem o objetivo de homenagear, reconhecer e valorizar a luta história e potência das mulheres negras na sociedade.