
Uma centena de crianças e adolescentes baianos com deficiência intelectual e transtorno de espectro autista (TEA)ganharam, nesta sexta-feira (5), a oportunidade de uma vida mais plena e integrada com a inauguração de uma nova área no Centro Estadual de Prevenção e Reabilitação da Pessoa com Deficiência (Cepred).
“É sempre possível ir além do limite”, celebra a secretária de Saúde do Estado, Roberta Santana. E isso, lembra ela, vale não só para as crianças e adolescentes que serão beneficiados, mas também para o próprio Governo, que vem assegurando os investimentos na saúde da população. “Essa ampliação que inauguramos hoje custou R$ 500 mil. Um investimento modesto, se levarmos em conta seu impacto na vida dessas crianças e adolescentes e de suas famílias”, completou.
A secretária adiantou que já está prevista a construção de 16 novos centros de reabilitação em todo o estado, como o de Paulo Afonso, projeto que está mais adiantado. O Cepred oferece atividades pedagógicas, esportivas, lúdicas e sensoriais, com atendimento multiprofissional.
Nesta sexta-feita foi inaugurado um espaço lúdico chamado de Quintal do Cepred, misto de jardim, parque infantil e esportivo, onde crianças e adolescentes poderão socializar e realizar atividades motoras voltadas para desenvolver coordenação, equilíbrio, ritmo, força e da consciência corporal.
“Esse espaço é um exemplo de que cada área verde, pracinha e espaço público pode ser usado para essas atividades”, lembrou Normélia Aquino, diretora do Cepred.