
Equipamento que muito tem ajudado Feira de Santana e os demais 416 municípios da Bahia, o Hospital Estadual da Criança (HEC) completou 15 anos de existência ontem (26). O registro do aniversário foi feito pelo vereador Professor Ivamberg (PT), na sessão da Câmara desta quarta-feira (27). Durante pronunciamento na Tribuna Maria Quitéria, o parlamentar destacou que desde 2010, quando foi fundado, o hospital já contabiliza quase 4 milhões de atendimentos, 68 mil cirurgias pediátricas, 62 mil gestantes atendidas e 17 mil partos realizados, dentre outros serviços.
“O HEC é muito importante para a Bahia e o Brasil. Inclusive, em conversa que mantive com a diretora, soube que tem recebido até transferências de Pernambuco e outros estados, devido a especificidade hospitalar”, informou Ivamberg. Ele ressaltou que a unidade trabalha com média e alta complexidade, nas áreas pediátrica e obstétrica. Tem 260 leitos (206 pediátricos e 54 obstétricos) e 50 leitos de UTI (estes, divididos entre 20 pediátricos, 20 neonatais e 10 obstétricos), além de um Banco de Leite humano que já somou mais de 4,4 mil litros.
Pelos serviços oferecidos e a qualidade do corpo funcional, frisou o vereador, o HEC possui “certificação de excelência” (selos de bronze, prata e ouro), concedida por uma organização internacional. “Importante destacarmos a grandiosidade deste hospital, pois reafirma o compromisso do governo estadual com a vida de nossas crianças baianas”, disse, parabenizando a diretora do HEC, Lívia Leite, e todos os profissionais que cuidam das crianças e gestantes atendidos na unidade.
Compartilhando do sentimento manifestado pelo colega, Jurandy Carvalho (PSDB) também felicitou todos os funcionários. Ele desejou que a atuação do governador Jerônimo Rodrigues continue sendo firme em prol do avanço e crescimento do HEC.
Foto: mandato do vereador Professor Ivamberg
Fonte: Câmara de Feira de Santana