
A Comissão da Festa da Padroeira Nossa Senhora das Vitórias se reuniu com o Governo Municipal para discutir os preparativos e o apoio do poder público na realização dos festejos. O encontro ocorreu no Planetário Professor Everardo Públio de Castro, localizado no Centro Cultural Glauber Rocha, na tarde de quarta-feira (23).
Participaram da reunião a prefeita Sheila Lemos, o vereador Luís Carlos Dudé, membros da comissão, além do assessor especial de Cultura, Alecxandre Magno, e a assessora especial Daniele Garcia.
A Festa da Padroeira Nossa Senhora das Vitórias é celebrada anualmente no dia 15 de agosto, mobilizando toda a comunidade católica de Conquista e demais cidades englobadas pela Arquidiocese.
Durante o encontro, a comissão, chefiada pelos presidentes Célio Guimarães e Dilceneia Pereira, expressou a expectativa para a celebração da padroeira neste ano, que será a primeira desde que a festa foi reconhecida como Patrimônio Cultural e Imaterial de Vitória da Conquista, além de também ser a primeira desde a chegada do novo arcebispo metropolitano, Dom Vitor Agnaldo Menezes.
Foram discutidos a colaboração da gestão municipal em diversos setores, como o apoio do Simtrans, da Guarda Municipal, Secretaria de Serviços Públicos, de Cultura, com a organização das procissões e eventos na Catedral e no Parque de Exposições Teopompo de Almeida.
As festividades deste ano, que acontecem do dia 6 a 15 de agosto, terão o tema “Com Maria, Mãe da Esperança: Conhecer Jesus, verdadeiro Deus, verdadeiro homem”.
A prefeita Sheila Lemos destacou a importância da Festa da Padroeira para Conquista e região, por seu valor religioso, cultural e histórico. “A festa faz parte do calendário da nossa cidade. Além de ser um evento religioso de suma importância, também é um evento histórico para toda a cidade de Vitória da Conquista. O município sempre participou da realização através do trânsito, da Guarda Municipal, limpeza pública, apoio na organização da estrutura da festa. É um prazer estar junto com a comissão participando desse grande evento que é a festa da padroeira Nossa Senhora das Vitórias”.
Responsável pela elaboração da proposta para reconhecer a Festa da Padroeira como um Patrimônio Cultural e Imaterial de Vitória da Conquista, o vereador Luis Carlos Dudé ressaltou a colaboração entre o Executivo, o Legislativo e a sociedade civil numa das principais datas da cidade.
“Hoje tivemos aqui uma importante reunião com a prefeita Sheila para os ajustes finais do apoio da Prefeitura Municipal, que sempre apoiou e continuará apoiando as festividades. Dia 6 de agosto começa o nosso novenário e dia 15 culmina com uma grande festa, uma celebração no Parque de Exposições a partir das 15h. Depois é uma procissão luminosa até a catedral, e daí na Praça Joaquim Correia nós teremos um grande show com o padre Valmir Neves e alguns convidados. É um momento muito bonito para todos os católicos”, disse o vereador.
Um dos presidentes da Comissão de Organização, Célio Guimarães apontou para a grandeza da festa, que reúne fiéis de diferentes cidades da região. “A festa tomou um tamanho que não podemos realizá-la sozinhos. Contamos com o apoio da prefeita Sheila Lemos, do vereador Dudé, que são católicos, e independente de serem católicos ou não, é fundamental a colaboração do poder público, porque é uma festa que envolve mais de milhares de devotos. Levamos a paz e a comunhão para várias famílias da região, porque é uma festa da Arquidiocese de Vitórias da Conquista, que abrange Caetité, Bom Jesus da Lapa, várias cidades. Sem esse apoio do poder público seria muito difícil, por isso nós agradecemos”.