Comissão da Festa da Padroeira Nossa Senhora das Vitórias se reúne com Governo Municipal

A Comissão da Festa da Padroeira Nossa Senhora das Vitórias se reuniu com o Governo Municipal para discutir os preparativos e o apoio do poder público na realização dos festejos. O encontro ocorreu no Planetário Professor Everardo Públio de Castro, localizado no Centro Cultural Glauber Rocha, na tarde de quarta-feira (23).

Participaram da reunião a prefeita Sheila Lemos, o vereador Luís Carlos Dudé, membros da comissão, além do assessor especial de Cultura, Alecxandre Magno, e a assessora especial Daniele Garcia.

A Festa da Padroeira Nossa Senhora das Vitórias é celebrada anualmente no dia 15 de agosto, mobilizando toda a comunidade católica de Conquista e demais cidades englobadas pela Arquidiocese.

Durante o encontro, a comissão, chefiada pelos presidentes Célio Guimarães e Dilceneia Pereira, expressou a expectativa para a celebração da padroeira neste ano, que será a primeira desde que a festa foi reconhecida como Patrimônio Cultural e Imaterial de Vitória da Conquista, além de também ser a primeira desde a chegada do novo arcebispo metropolitano, Dom Vitor Agnaldo Menezes.

Foram discutidos a colaboração da gestão municipal em diversos setores, como o apoio do Simtrans, da Guarda Municipal, Secretaria de Serviços Públicos, de Cultura, com a organização das procissões e eventos na Catedral e no Parque de Exposições Teopompo de Almeida.

As festividades deste ano, que acontecem do dia 6 a 15 de agosto, terão o tema “Com Maria, Mãe da Esperança: Conhecer Jesus, verdadeiro Deus, verdadeiro homem”.

A prefeita Sheila Lemos destacou a importância da Festa da Padroeira para Conquista e região, por seu valor religioso, cultural e histórico. “A festa faz parte do calendário da nossa cidade. Além de ser um evento religioso de suma importância, também é um evento histórico para toda a cidade de Vitória da Conquista. O município sempre participou da realização através do trânsito, da Guarda Municipal, limpeza pública, apoio na organização da estrutura da festa. É um prazer estar junto com a comissão participando desse grande evento que é a festa da padroeira Nossa Senhora das Vitórias”.

Responsável pela elaboração da proposta para reconhecer a Festa da Padroeira como um Patrimônio Cultural e Imaterial de Vitória da Conquista, o vereador Luis Carlos Dudé ressaltou a colaboração entre o Executivo, o Legislativo e a sociedade civil numa das principais datas da cidade.

“Hoje tivemos aqui uma importante reunião com a prefeita Sheila para os ajustes finais do apoio da Prefeitura Municipal, que sempre apoiou e continuará apoiando as festividades. Dia 6 de agosto começa o nosso novenário e dia 15 culmina com uma grande festa, uma celebração no Parque de Exposições a partir das 15h. Depois é uma procissão luminosa até a catedral, e daí na Praça Joaquim Correia nós teremos um grande show com o padre Valmir Neves e alguns convidados. É um momento muito bonito para todos os católicos”, disse o vereador.

Um dos presidentes da Comissão de Organização, Célio Guimarães apontou para a grandeza da festa, que reúne fiéis de diferentes cidades da região. “A festa tomou um tamanho que não podemos realizá-la sozinhos. Contamos com o apoio da prefeita Sheila Lemos, do vereador Dudé, que são católicos, e independente de serem católicos ou não, é fundamental a colaboração do poder público, porque é uma festa que envolve mais de milhares de devotos. Levamos a paz e a comunhão para várias famílias da região, porque é uma festa da Arquidiocese de Vitórias da Conquista, que abrange Caetité, Bom Jesus da Lapa, várias cidades. Sem esse apoio do poder público seria muito difícil, por isso nós agradecemos”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima