
Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes – SECULTE
Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes – SECULTE
Nove quadrilhas juninas disputaram, na noite desta quinta-feira (19), o título de campeã do Concurso de Quadrilhas de Juazeiro 2025, realizado na Orla II da cidade. Com torcidas animadas e equipes cheias de cor e brilho, o evento finalizou a programação do “São João da Gente”, promovido pela prefeitura de Juazeiro.
Realizada por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes/Seculte, a noite começou com apresentação da Junina ‘Buscapé’, seguida por Cidade da Fé, Majestade, Xamego Bom, Danado de Bom, Alegria que Contagia, Renascer do Sertão, Encantos do Valle e Explode Coração. Cada quadrilha foi avaliada por sete jurados nos quesitos evolução, harmonia, animação, figurino e coreografia.
O primeiro lugar ficou com a quadrilha “Danado de Bom”, que somou 540,4 pontos. A equipe apresentou um enredo sobre a origem da vida, com trajes cintilantes em tons laranja e verde que iluminaram os olhos do público.
A vice-campeã foi a junina Alegria que Contagia, que levou o espetáculo “O voo da Asa Branca”. Entre seus destaques, esteve a aparição da rainha, que surgiu de dentro de uma estrutura em forma de pássaro, simbolizando a asa branca.
Já a terceira colocação ficou com a “Majestade”, que uniu a tradição do São João ao Festival de Parintins, no Norte do Brasil. O coreógrafo da Majestade, Aldo Barros, explicou o conceito, que trouxe rainha inspirada na cunhã-poranga e até boi-bumbá. “Pesquisando sobre a história do Boi Caprichoso, do festival de Parintins, vi que ela ligava o Nordeste ao Norte, porque ele foi criado por um artista do Ceará”, destacou. “Descobri que a nossa raiz, nossa cultura, é uma só, mas com características diferentes”, completa.
Além dos principais troféus, a premiação especial de quadrilha mais animada ficou com Encantos do Vale, de Juazeiro. Thaise, da Danado de Bom, foi escolhida como melhor rainha, e Alexandre Magalhães, da Alegria que Contagia, recebeu o prêmio de melhor marcador.
E nem a chuva atrapalhou a festa. Entre os momentos marcantes, as primeiras gotas começaram a cair quando a quadrilha Encantos do Valle, de Juazeiro, entrou em cena. Naquele momento, a apresentação, chamada “Sertão nosso de cada dia”, falava sobre São José, o santo que traz chuvas e boas colheitas. Foi aí que, como se por encomenda, o céu resolveu participar.
Para fechar a noite, após as apresentações, o público permaneceu no espaço para curtir os shows de Tiaguinho Carvalho, Matheus do Acordeon e Maciel Melo. Levando forró e poesia, o pernambucano Maciel Melo destacou a sua relação com a cultura juazeirense: “Eu tenho um vínculo muito grande com Juazeiro. Essa cidade tem uma magia e é muito gostoso tocar aqui. É uma região muito rica culturalmente e me inspira muito com este rio maravilhoso que é o São Francisco”.
O São João da Gente foi realizado com o apoio da Superintendência de Fomento ao Turismo do Governo da Bahia (Sufotur). O secretário interino da Seculte, Brejnev Santana agradeceu o apoio, conquistado por meio de edital, e apontou: “Cada quadrilha que pisou aqui trouxe memória, identidade e resistência. É a prova de que o São João segue sendo um dos nossos maiores patrimônios”.
Concurso de Quadrilhas Juninas
Campeã: Quadrilha Danado de Bom (Petrolina) – 540,4 pontos
Vice-campeã: Quadrilha Alegria que Contagia (Senhor do Bonfim) – 517 pontos
3ª colocada: Quadrilha Majestade (Petrolina) – 497,2 pontos
Premiações Especiais:
Quadrilha mais animada: Quadrilha Encantos do Vale (Juazeiro – BA)
Melhor rainha: Thaise, da Quadrilha Danado de Bom
Melhor marcador: Alexandre Magalhães, da Quadrilha Alegria que Contagia (Senhor do Bonfim)