
Palestras de Gabriela Comazetto, PV Bispo e Marcelo Canellas finalizaram evento que reuniu durante três dias comunicadores do Brasil
Comunicação que rompe barreiras e a construção de estratégias digitais para a comunicação pública foram temas do último dia da 3ª edição do Congresso Nacional dos Comunicadores do Ministério Público Brasileiro (Conacomp), realizado em Salvador. O encontro reuniu, durante três dias, comunicadores de todo o Brasil, com o tema: “Comunicação Estratégica e Integrada na Conexão entre MP e sociedade”, buscando debater formas de fortalecer a comunicação da instituição com os cidadãos.
A primeira palestra foi ministrada por Gabriela Comazetto, que liderou a operação do Tik Tok for Business na América Latina. Ela destacou o aumento do consumo do TikTok como oportunidade para que instituições e empresas criem conteúdos conectados ao público, em uma linguagem que faça sentido. “O aumento do consumo do TikTok abre espaço para que instituições e empresas pensem conteúdos focados em quem está do outro lado da tela, criando uma conexão mais direta com o público final”, pontuou.
O publicitário e diretor de Comunicação Digital da Prefeitura de Salvador, PV Bispo, falou sobre a importância de uma linguagem acessível. “As redes sociais é um caminho que podemos chamar atenção social a partir da construção de uma linguagem simplificada, fazendo com que os cidadãos entendam o papel dessas instituições”.
Além disso, o jornalista, cronista e documentarista Marcelo Canellas participou do congresso com a palestra “Comunicação que rompe barreiras”, na qual destacou o papel da humanização na forma de contar histórias. Ele ressaltou a importância de as instituições estabelecerem um diálogo efetivo com a sociedade. “É preciso desenvolver uma comunicação capaz de aproximar instituições e sociedade, criando pontes reais de diálogo e confiança”, afirmou.
Ainda no evento, a secretária executiva do grupo de comunicação do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG), promotora de Justiça Patrícia Medrado, representando o chefe do MP baiano, Pedro Maia, ressaltou a necessidade de fortalecer o diálogo com a sociedade e de investir em estratégias de comunicação que evidenciem os resultados alcançados pelo Ministério Público. O último dia de evento também contou com apresentação percussiva do bloco afro Balê Debalê.
Ao longo desses três dias, comunicadores de todo Brasil participaram de uma programação extensa, que contou com as palestras de abertura ministradas por Gabriela Wolthers, sócia-diretora da FSB Comunicação – maior agência de comunicação da América Latina e o presidente da ABCPública, Jorge Duarte, que debateram a importância de uma comunicação estratégica.
Na quinta-feira, 28, foram realizadas oficinas pelo pesquisador em democracia digital e presidente da Associação Baiana do Mercado Publicitário (ABMP), Lucas Reis; a jornalista Clarisse Furlani, gerente de Comunicação Interna da Petrobras e a relação pública na Petrobras, Elen Simplício.
Sobre o evento
Em 2025, o Conacomp está sendo realizado por meio do Ministério Público do Estado da Bahia, Fórum Nacional de Gestão e Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), via Comitê de Políticas de Comunicação (Cpcom), com apoio do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), por meio do Grupo Nacional de Comunicação (GNCom), presidido pelo chefe do MP baiano.
Fotos: Humberto Filho
*Estagiária de jornalismo, sob supervisão de George Brito (DRT-BA 2927)