
Na manhã desta segunda-feira (25), a Prefeitura Municipal, por meio da Coordenação de Proteção e Defesa Civil (Compdec), participou de uma reunião de alinhamento estratégico de ações de Defesa Civil na Bahia. O encontro, que aconteceu em Brumado, teve o objetivo de fortalecer as ações de resposta aos municípios em situação de emergência por estiagem.
Participaram do encontro representantes de mais de 30 municípios baianos, entre coordenadores municipais de Proteção e Defesa Civil, prefeitos da região, secretários de pastas relacionadas, além da Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) e da Coordenação da Operação Carro-Pipa (OCP) Federal.
A reunião tratou dos fenômenos da estiagem e seca enfrentados principalmente no semiárido baiano, que abrange 85,6% de todo o território da Bahia e cerca de metade da população do estado. A coordenadora da Defesa Civil de Vitória da Conquista, Rosa Freitas, definiu a reunião como bastante produtiva para ampliar a frota de carros-pipa que atende o município e toda a região.
“Nesta reunião, a gente pôde esclarecer as formas de solicitar a ampliação da quantidade de carros-pipa. Já finalizamos o recadastramento e o cadastramento no município, mas o que temos mais dificuldade é encontrar os pipeiros, porque o valor pago pelo Governo Federal é muito abaixo do que os municípios vêm pagando. Todos os coordenadores que estão aqui solicitaram o aumento do valor para podermos atrair mais colaboradores para a operação”, afirmou Rosa.
Para o superintendente Adjunto de Proteção e Defesa Civil do Estado da Bahia, Osny Bomfim, encontros como esse são fundamentais para trazer ações concretas, especialmente para prevenção e resposta à estiagem e à seca. “Trouxemos diferentes órgãos de Proteção e Defesa Civil, nacional e estadual, exatamente com o objetivo de alinhar estratégias. A gente sabe que a estiagem é um desastre prevalente no semiárido baiano, mas não é só esse. Temos também problemas relacionados ao excesso de chuvas, muitas vezes causando inundações, alagamentos, deslizamento de terra e rompimento de barragens. Então tudo isso está sendo abordado aqui para que os municípios estejam melhor preparados, prevenindo os desastres no estado da Bahia e aqui, notadamente, na região Sudoeste”, disse.
O coordenador nacional da Operação Carro-Pipa Federal, Flávio Gouveia, declarou que a operação é complexa e exige muita atenção, mas é uma política pública importante para a população que reside no semiárido, especialmente na zona rural. “Esta é a nossa segunda visita à Bahia este ano, com o intuito de fortalecer a integração entre as defesas civis municipal, estadual e nacional. A Operação Carro-Pipa abrange e agrega todos os entes da federação, e cada um tem o seu papel. Hoje, atendemos mais de 1,5 milhão de pessoas em todo o território nacional, são mais de 400 municípios. É uma operação complexa que exige muita atenção e os desafios são grandes, mas com a força da Defesa Civil, com a capacitação e a ajuda dos gestores, a gente sabe que a gente consegue atravessar a seca”.