CRF avalia modelo de Farmácia da Família de Vitória da Conquista para implantação em outros municípios da Bahia

Nesta sexta-feira (1º), a Farmácia da Família da Prefeitura de Vitória da Conquista, localizada no Facilita Saúde, recebeu a visita de um Grupo de Trabalho (GT) de Serviços Clínicos Farmacêuticos do Conselho Regional de Farmácia (CRF) da Bahia. O objetivo foi conhecer o projeto desenvolvido na cidade, considerado referência, para implantar modelo semelhante em outros munícipios da Bahia.

Para a farmacêutica e coordenadora da área técnica de Saúde do Adulto da Secretaria Municipal de Saúde, Maria Clara Costa, a visita do GT é um reconhecimento que vem para fortalecer as ações de atendimento realizado pela assistência farmacêutica, que não apenas dispensa medicamentos, mas também realiza acompanhamento clínico de pacientes que convivem com doenças crônicas, a exemplo de diabetes e hipertensão. “Hoje estamos aqui com os farmacêuticos que atuam nas Equipes Multiprofissionais na Atenção Primária à Saúde (eMulti) das unidades de saúde e das duas Farmácias da Família, compartilhando nossas experiências com o atendimento clínico dos nossos usuários”, explicou Maria Clara.

A farmacêutica do GT do CRF, Milena Cabral, disse que o GT escolheu Vitória da Conquista para a segunda reunião por ser um “case de sucesso” na área.

Durante a visita, o grupo de trabalho tomou conhecimento de como o serviço é oferecido na cidade, para que o modelo possa ser aplicado em outros municípios baianos. A intenção é mostrar aos farmacêuticos as infinitas possibilidades de trabalho, além da dispensação de medicamentos, estimulando os estudantes a explorarem outras opções de atuação. A visita foi uma forma de reforçar o quanto o farmacêutico pode contribuir para a qualidade de saúde da população.

O professor do curso de Farmácia da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Márcio Galvão, que é responsável pela articulação entre a Secretaria Municipal de Saúde e a universidade, falou da importância da parceria. Segundo ele, o projeto, que é renovado a cada cinco anos, é modelo de sucesso de uma relação interinstitucional.

A cooperação com o município permite que a Ufba use os serviços da Secretaria Municipal de Saúde como campo de prática para os alunos, e o projeto, conhecido como “Farmácia Escola/Farmácia da Família”, no município, já é referência.

O serviço oferecido em Vitória da Conquista, em parceria com a Ufba, já foi reconhecido pelo Conselho Federal de Farmácia e publicado em sua revista como uma “experiência exitosa”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima