
A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo (Secet), em parceria com a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais do Estado (Sepromi) e a Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), ofertou, na manhã desta terça-feira, 22, o curso de orientação à linha de crédito “Crediafro”, voltada especificamente para mulheres negras empreendedoras. A ação de apresentação do produto faz parte da programação da campanha Julho das Pretas, iniciativa política e social que visa fortalecer a luta e a visibilidade das mulheres negras.
“Entendemos que, para comemorar algo, é preciso haver algum avanço. Em relação às mulheres negras, o que combate o racismo, a discriminação e as violências, o ponto de partida é o empoderamento. E muitas vezes esse empoderamento vem através da independência econômica, como uma forma de amenizar situações de violência. Por isso convidamos mulheres negras empreendedoras para participarem dessa oficina”, informa a diretora de Cultura da Secet, Maria Tereza Costa de Castro.
O secretário da Secet, João Henrique Paolilo, reitera a importância da iniciativa com viés econômico. “Agradecemos ao Governo do Estado, especialmente por apresentar ao povo baiano essa oportunidade de investir na economia, em especial às mulheres alagoinhenses, por meio de uma qualificação empreendedora que possibilite o acesso ao crédito. Esperamos que essa visita do pessoal da Sepromi aconteça outras vezes, para que tenhamos um governo integrativo e plural, pois isso nos aproxima da sociedade, do processo de escuta e das necessidades da população de um modo geral”, pontua o secretário.
O Crediafro foi criado pelo Governo da Bahia, por meio da Sepromi e da Desenbahia, ofertando R$ 10 milhões em crédito para afroempreendedores(as) baianos, com foco no estímulo ao desenvolvimento e no fortalecimento de empreendimentos liderados por pessoas negras, visando à promoção da igualdade racial por meio de ações afirmativas concretas. A estimativa é de empréstimos de até R$ 50 mil (com 1% de juros ao mês) por pessoa.
“Fomos muito bem recebidos pela equipe da Secet e pela população de Alagoinhas. Tivemos uma sala cheia, com muitas pessoas interessadas não apenas em saber sobre a linha de crédito, mas também sobre o empreendedorismo negro e feminino. Essa linha de crédito é uma criação da Sepromi, em parceria com a Desenbahia, para ampliar a visão das mulheres negras. Essa iniciativa é importante para impulsionar e também dar segurança aos negócios”, explica Carolina Barbosa, assessora técnica da Crediafro e integrante da Coordenação de Empreendedorismo Negro e de Mulheres da Sepromi.
Para Marli Menezes de Oyá, a ação foi de aprendizado, principalmente pela oferta de informações novas aos cidadãos que desejam empreender. “Tivemos conhecimento sobre o que é ser microempreendedor, sobre quanto tomar de empréstimo. A equipe tirou todas as dúvidas, e creio que, para nós de Alagoinhas, foram informações novas. Tenho muito interesse em aderir a esse crédito e aguardarei os próximos passos para saber o valor disponível para mim. Essa iniciativa mostra também que a Prefeitura de Alagoinhas está preocupada com os empreendedores da nossa cidade”, relata.