
Em continuidade ao trabalho de mapeamento de famílias na zona rural para ampliar o programa Operação Carro-Pipa (OCP), a equipe da Coordenação de Proteção e Defesa Civil (Compdec) finalizou o recadastramento de integrantes dessas famílias, além de incluir os novos cadastros. Essa ação teve como intuito encaminhar o resultado à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), juntamente com uma solicitação do Governo Municipal para que a ampliação seja aprovada pelo Governo Federal.
De acordo com dados da Defesa Civil de Vitória da Conquista, 32.364 pessoas da zona rural não têm acesso à água da Embasa. Dessas, 12.800 são atendidas pelo programa OCP. Outras 19.564 são atendidas pelo Município, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR), com a Operação Carro-Pipa Municipal e os Sistemas Simplificados.
“Desde o início da gestão da prefeita Sheila Lemos, há um forte apelo ao Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional para ampliar o atendimento da OCP, diante da importância vital que a água potável tem. Nossas comunidades necessitam e sofrem com a falta d’água, especialmente no período de estiagem prolongada. Com esse novo mapeamento, a nossa expectativa é que todas as mais de 30 mil famílias sejam atendidas pela OCP em sua totalidade”, disse a coordenadora da Compdec, Rosa Freitas.