Delegação de Juazeiro participa da 5ª Conferência Estadual de Saúde da Trabalhadora e do Trabalhador da Bahia

Juazeiro marcou presença na 5ª Conferência Estadual de Saúde da Trabalhadora e do Trabalhador da Bahia (5ª CESTT-BA). O evento, que aconteceu entre os dias 3 e 5 de julho, no Centro de Convenções do Hotel Fiesta, em Salvador, teve como tema “Saúde da Trabalhadora e do Trabalhador como Direito Humano”. A conferência reúne representantes de diversos municípios baianos para discutir a promoção da saúde como um direito fundamental e princípio essencial de dignidade e justiça social.

A delegação juazeirense é formada por Katussia Almeida, representante da Secretaria de Mulheres por meio da Assessoria de Política de Saúde das Mulheres; Letícia Ribeiro, gerente do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST); Millena Valynnea, enfermeira do trabalho no CEREST; e Carla Janne, psicóloga e Secretária de Administração do Núcleo de Saúde do Servidor (NUSSAT). Todas participam da conferência na condição de delegadas.

A 5ª CESTT-BA é uma etapa preparatória para a 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CNSTT), que será realizada em Brasília, entre os dias 18 e 21 de agosto. O evento estadual tem como objetivo avaliar as atuais condições de saúde e trabalho na Bahia, propor diretrizes para a consolidação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT), além de reforçar o papel do SUS como garantidor do direito à saúde para a classe trabalhadora.

Durante o encontro, foram debatidas propostas que visam à construção de políticas públicas voltadas à promoção de condições laborais mais justas, proteção integral à saúde dos trabalhadores e fortalecimento do SUS como instrumento de justiça social. Ao final da conferência, foram eleitas 12 propostas prioritárias, três por eixo temático, que serão levadas à etapa nacional. Também foram escolhidos os 76 delegados e delegadas que representarão a Bahia em Brasília – entre eles, Carla Janne, representando Juazeiro e reafirmando o protagonismo da cidade nos debates sobre saúde do trabalhador.

Segundo as representantes da delegação juazeirense, a conferência representa um espaço estratégico de escuta e construção coletiva entre sociedade civil, trabalhadores, gestores e profissionais de saúde. “É por meio desses encontros que se fortalece o SUS como um sistema mais equânime, com foco na promoção, prevenção, cuidado integral e vigilância em saúde. A saúde do trabalhador e da trabalhadora precisa estar no centro das políticas públicas”, destacaram.

A participação da delegação de Juazeiro evidencia o compromisso da gestão municipal com a valorização da saúde pública, da dignidade do trabalho e do fortalecimento da participação social como pilares de uma cidade mais justa e humana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima