
Natural de Salvador, o
desembargador Danilo Costa Luiz vai ser homenageado pela Câmara Municipal com o título de Cidadão Feirense. O Projeto de Decreto Legislativo concedendo a cidadania, aprovado por unanimidade, foi uma iniciativa do vereador Jorge Oliveira (PRD). O magistrado, que em sua juventude atuou na advocacia em Feira de Santana, concluiu a graduação em Direito aos 24 anos de idade, destacando-se desde cedo, segundo o vereador, “pelo elevado preparo técnico e pela sólida formação humanística”.
Danilo Costa fez diversas especializações em instituições de renome, como a Universidade Federal da Bahia (UFBA), a Pontifícia Universidade Católica (PUC) e a Faculdade Baiana de Direito, nas áreas de Direito Civil, Processual Civil, Público, Administrativo e Eleitoral. Soma-se a isso o título de Mestre em Direitos Humanos, Segurança e Justiça, conferido pelo consórcio acadêmico internacional composto pela Universidade de Girona (Espanha), Universidad Austral (Chile) e Università degli Studi di Genova (Itália).
Em 2023, compôs o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia na condição de desembargador eleleitoral substituto, ascendendo, em 2024, ao cargo de desembargador eleitoral titular, para o biênio 2024-2026, mediante indicação do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) e nomeação pela Presidência da República.
Atualmente, exerce a coordenação do Núcleo de Cooperação Judiciária do TRE-BA, “contribuindo para a integração e eficiência dos serviços jurisdicionais no âmbito da Justiça Eleitoral baiana, além de representar um modelo de conduta profissional e intelectual para a nova geração de juristas do Estado”, assinala Jorge Oliveira.
Foto: site Anota Bahia
Fonte: Câmara de Feira de Santana