
Os gestores escolares do Núcleo Territorial de Educação de Salvador e Região Metropolitana (NTE 26), formado por 13 municípios, se reuniram, nesta quarta-feira (3), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador. O foco do encontro foi a apresentação dos resultados educacionais da região e a definição de estratégias para ampliar os avanços da rede estadual de ensino. A iniciativa busca impulsionar o sucesso escolar e fortalecer a política de aprendizagem na região.
Entre os destaques, estava a apresentação do plano de ação da SEC, com estratégias pedagógicas, orientações e agendas com atividades específicas para serem aplicadas nas escolas, visando a garantia de melhores resultados. A programação contemplou, ainda, a análise dos indicadores, especialmente no contexto do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), além do alinhamento de medidas voltadas ao fortalecimento da aprendizagem.
“Estamos na reta final do ano letivo e a expectativa é que os estudantes sigam avançando na recomposição das aprendizagens, enquanto os professores utilizam os cadernos de apoio para fortalecer o ensino em sala de aula. Cada unidade escolar tem um papel fundamental nesse processo e esperamos colher resultados que traduzam os esforços coletivos pela elevação da qualidade da Educação na Bahia”, destacou a superintendente de Políticas para a Educação Básica da SEC, Helaine Souza.
“Reunimos, hoje, os diretores de 254 unidades escolares de 13 municípios. É um momento de análise dos dados e de identificação dos nossos desafios e potencialidades. O objetivo é alcançar as metas estabelecidas, obtendo resultados positivos que reflitam o trabalho do NTE 26. O foco principal é sempre o estudante e a aprendizagem. Tudo o que fazemos aqui tem como objetivo final o bem-estar e o progresso dos estudantes”, destaca a diretora do NTE 26, Fátima Costa.
O encontro consolida um espaço de cooperação entre a Secretaria e os gestores, reforçando o compromisso com a qualidade do ensino. A diretora do Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira de Tempo Integral, Valdenice Cerqueira, acredita que a SEC propõe a gestão da aprendizagem em caráter diário. “Eventos como este demonstram que não estamos sozinhos e este apoio é fundamental para que o estudante perceba que o trabalho desenvolvido na escola é fruto de planejamento, com metas definidas. Quando avaliamos os resultados, podemos também realizar as intervenções pontuais para o sucesso da aprendizagem”.