Distrito de José Gonçalves recebe 1ª Semana do Jovem Empreendedor

Imagem da matéria

Nesta segunda-feira (18), mais de 200 jovens do distrito de José Gonçalves participaram da abertura da primeira edição da Semana do Jovem Empreendedor promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), por meio da Coordenação da Juventude. Com o tema “Transformando desafios sociais em oportunidades de negócios”, o evento está sendo realizado no Colégio Estadual do Campo José Gonçalves, com jovens de 15 a 18 anos, de 26 localidades da região, e segue até sexta-feira (22).

O projeto tem como objetivo fomentar o comportamento empreendedor entre os jovens do município e a valorização do empreendedorismo, valorizando a livre iniciativa, as profissões autônomas e o conhecimento na geração de emprego, renda e oportunidades em Vitória da Conquista. Para tanto, conta com parceiros como Instituto Bem Maker, Serviço Nacional do Comércio (Senac) e o Sebrae.

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), Marcos Ferreira, esse é um momento único, em que os jovens poderão ter contato com temas que não são corriqueiros para eles, mas que são muito importantes. “Eu costumo dizer que os jovens não são o futuro, eles já são a realidade. Então, tem que tratar isso com muita objetividade como esse evento: uma semana de palestras, de qualificação, para jovens de José Gonçalves e de todas as localidades circunvizinhas. É um grande encontro para a troca de informações, para engajamento dos jovens e sua preparação para o mercado de trabalho”, afirmou o gestor da pasta.

De acordo com o coordenador da Juventude, Luiz Augusto Cardoso, a realização do evento tem o intuito de fortalecer o empreendedorismo na juventude. “A gente está buscando trazer para os nossos jovens, em especial da zona rural de Vitória da Conquista, ferramentas para que eles possam atuar no empreendedorismo. Esta semana será de oportunidades, com a ajuda dos nossos parceiros para colaborar com a juventude”, sinalizou o coordenador.

A parceria da Coordenação da Juventude com o Colégio Estadual do Campo José Gonçalves acontece desde maio deste ano, com o Projeto Conquistar, onde 10 alunos da escola também são alunos do cursinho Pré-Enem. Diretora do colégio, Uildima do Prado comemorou a cooperação de grande valia para os estudantes. “O evento em si é muito importante porque abre possibilidades. Nós trabalhamos aqui na escola com jovens de 15 a 18 anos, muitos deles estão procurando um espaço no mercado de trabalho e eu acredito que essa Semana do Jovem Empreendedor vai abrir muitas portas de informações, de instruções para que eles se capacitem para uma oportunidade. Nós já temos essa parceria com a Prefeitura há algum tempo, mas é a primeira vez que recebemos um evento tão robusto”, relatou a diretora.

Nesse primeiro dia, os jovens foram contemplados com a palestra “Jovem empreendedor, campo promissor”, ministrada pelo secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Breno Farias. “A palestra trata do empreendedorismo na zona rural, de trazer para os jovens ideias para que eles possam se fixar no campo, com uma maior receita, e possam se qualificar para não ter que migrar e/ou que trabalhar em subempregos”, explicou o secretário.

A mesa de abertura contou com a presença dos secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Marcos Ferreira, de Desenvolvimento Rural, Breno Farias, o coordenador da Juventude, Luiz Augusto Cardoso, o coordenador do Paac de José Gonçalves, Gustavo Barros, a diretora Uildima Pereira, a coordenadora pedagógica Ludmilla Correia, e o representante do Núcleo Territorial de Educação (NTE), Eraldo Araújo. Também estavam presentes os secretários de Infraestrutura Urbana, Jackson Yoshiura, e de Governo, Geanne Oliveira, além do diretor municipal de Habitação, Nildo Freitas.

Oportunidade de troca de conhecimento

Distantes da zona urbana, os jovens do distrito de José Gonçalves viram no evento uma oportunidade de ampliar os conhecimentos, especialmente no que se refere ao mercado de trabalho, uma vez que os maiores encontros costumam acontecer no centro da cidade e o deslocamento não facilita a participação da maioria. Para se ter uma ideia, alguns alunos demoram vinte minutos para chegar à escola enquanto outros demoram mais de duas horas, o que já toma parte do dia.

Sofia Ribeiro, de 16 anos, uma das alunas do colégio, estava com a expectativa bastante alta para o aprendizado. “Acredito que o projeto será muito emocionante, muito diferente. Para a gente que mora em uma região um pouco mais afastada, qualquer oportunidade que tem é algo novo, divertido. Tudo que eu aprender aqui será significativo. Quero fazer o Enem este ano, então, tudo que eu estou podendo colher, eu estou colhendo e colocando em um cantinho muito especial. Meu sonho é ser professora de português, quero tentar ter consciência do que estou fazendo para não pisar na bola e não errar caminho. Almejo aprender de verdade, conseguir colocar na prática, no meu cotidiano mesmo”, disse.

“Eu pretendo absorver o máximo de coisas possíveis, porque, ultimamente, eu estou tentando decidir qual curso eu vou tentar no Enem e vai me ajudar com essa decisão. Um evento como esse vir aqui para a escola é de extrema importância porque, assim como eu, várias pessoas têm essa dúvida de qual curso ou outra dúvida relacionada que geralmente ocorre bastante entre os alunos do 1º ano”, contou o aluno Werley da Silva, de 15 anos.

Outra aluna que ficou bastante interessada na oportunidade foi Samara Santos. “Essa semana vai ser muito importante tanto para mim quanto pra todo mundo aqui do colégio. A gente vai entender como empreende, principalmente no Brasil hoje em dia. A maioria aqui é do interior, da roça, e acaba não conhecendo sobre empreendedorismo, acaba não entendendo, e será muito bom para a gente descobrir, conhecer. Minha expectativa hoje é que seja um evento que eu aprenda e possa despertar o nosso interesse para empreender”, afirmou Samara, de 17 anos.

1ª Semana do Jovem Empreendedor

A programação segue até esta sexta-feira (22), no Colégio Estadual do Campo José Gonçalves. Confira:

Terça-feira (19)

9h30– Recepção dos participantes

10h – Palestra: “Orientação profissional e desenvolvimento de carreira”

Palestrante – Jamilia Brito (SMDE)

10h50 – Momento Cultural

11h – Palestra: “Transformando desafios em empreendedorismo”

Palestrante – Nirlânia Brito (SMDE)

11h50 – Encerramento

Quarta-feira (20)

9h30 – Recepção dos participantes

10h – Palestra: “O jovem e o mercado de trabalho”

Palestrante – Deizi Martins (Senac)

10h40 – Momento cultural

10h50 – Palestra: “O jovem e o mercado de trabalho”

Palestrante – Danilo Anunciação (Senac)

11h30 – Palestra: “Utilização das redes sociais no fortalecimento do empreendedorismo”

Palestrantes – Ellen Lapa e Rubens Freitas (jornalistas e influencers)

12h – Encerramento

Quinta-feira (21)

9h30 – Recepção dos participantes

10h – Palestra: “Educação financeira”

Palestrante – Vitor Breno Rocha (Instituto Bem Maker)

10h50 – Momento Cultural

11h – Palestra: “Trabalho decente: direitos trabalhistas”

Palestrante – Beatriz Nascimento, Ellen Fróes e Ester Carmo (Instituto Bem Maker)

11h50– Encerramento

Sexta-feira (22)

9h30 – Recepção dos participantes

10h – Palestra: “A arte de comunicar”

Palestrante: Viviane Ferreira (jornalista e repórter da TV Sudoeste)

10h50 – Momento Cultural

11h – Palestra: “Transformando desafios sociais em oportunidades de negócios”

Palestrante – Ricardo Marques (Sebrae)

11h50 – Encerramento e agradecimentos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima