
Levar conhecimento sobre ações municipais de prevenção a desastres ambientais, como chuvas intensas e estiagens, é essencial para fortalecer a autoproteção dos cidadãos e enfrentar as vulnerabilidades de cada comunidade. Em Vitória da Conquista, a Prefeitura, por meio da Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Educação (Smed), está implementando o Projeto Defesa Civil nas Escolas. O objetivo é oferecer formação para estudantes, educadores e colaboradores nas zonas urbana e rural. A primeira ação será realizada nesta sexta-feira (5), na Escola Municipal Marlene Flores, no bairro Lagoa das Flores.
A programação do mês inclui ainda o Centro Municipal de Educação Professor Paulo Freire (Caic), na Urbis VI, a Escola Municipalizada Fernando Spínola, no Kadija, e a Escola Municipal Cláudio Manuel da Costa, no Centro. O projeto é uma ação conjunta da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) e da Secretaria Municipal de Educação (Smed).
Segundo a coordenadora da Defesa Civil, Rosângela Freitas, a chave para o enfrentamento das mudanças climáticas está na educação. “É através dela que levamos conhecimentos para toda a vida. Por isso, é fundamental explicar à população o que é a Defesa Civil, como ela contribui para a sociedade e o que a comunidade pode fazer em momentos difíceis de emergência”, destacou.
“Este é um trabalho que merece toda a nossa atenção. Vamos ensinar hoje as nossas crianças para que elas possam conscientizar os pais, e no futuro se tornem adultos conscientes que poderão vir a auxiliar o trabalho da Compdec”, disse o secretário de Educação, Edgard Larry.
Programação de setembro
- 5/9 – 10h | Escola Municipal Marlene Flores
- 8/9 – 10h e 16h | Centro Municipal de Educação Professor Paulo Freire (Caic)
- 9/9 – 10h e 16h | Escola Municipalizada Fernando Spínola
- 10/9 – 13h | Escola Municipal Cláudio Manuel da Costa
Associações comunitárias, escolas e demais interessados podem solicitar palestras pelo WhatsApp (77) 98856-5070. Além das escolas, a Defesa Civil leva conhecimento também para as áreas rurais por meio dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs) e da Defesa Civil Itinerante, que começa a atuar ainda em setembro nos Postos de Atendimento Avançado ao Cidadão (Paac).