Encerramento do Agosto Dourado no Banco de Leite do Esaú Matos reforça importância do aleitamento materno

O Banco de Leite do Hospital Municipal Esaú Matos encerrou, na tarde desta sexta-feira (29), a programação do Agosto Dourado — mês dedicado à promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. A ação reuniu mães, profissionais de saúde e parceiros para reforçar como o leite materno é essencial para a nutrição e a saúde do bebê e da mãe.

Encerramento do Agosto Dourado

A coordenadora do Banco de Leite, Orlanda Barreiras, lembrou que durante todo o mês foram realizadas palestras, oficinas e atividades educativas, e destacou que o encerramento celebra o trabalho realizado diariamente. “A amamentação é um gesto de amor, cuidado e saúde, e faz parte da nossa missão de apoiar cada mãe nessa jornada”, afirmou.

O Banco de Leite também promove a conscientização sobre a importância do leite materno, considerado alimento essencial e único nos primeiros seis meses de vida. Essa relevância foi reforçada na palestra da dentista Kátia Magalhães, do Serviço Social do Comércio (Sesc), que destacou que amamentar vai muito além de nutrir: “O ato de sugar o peito estimula o desenvolvimento dos ossos da face, melhora a respiração, fortalece a musculatura e contribui para uma dentição saudável no futuro”.

O momento também contou com depoimentos emocionantes, como o da mãe Litza Magalhães, que tem gêmeos internados na UTI do hospital. Ela destacou a importância do leite materno, especialmente para bebês prematuros. “O trabalho do Banco de Leite tem sido fundamental para mim e para meus filhos. Além de recebermos o leite doado, o Banco de Leite me ajudou bastante e eu já posso amamentar e ordenhar para alimentar meus filhos. É um apoio que faz toda a diferença”, disse.

Na oportunidade, a diretora-geral da Fundação Pública de Saúde, Ceres Almeida, parabenizou a equipe pelo trabalho e ressaltou: “O Banco de Leite cumpre uma função nobre de incentivo e apoio à amamentação, difundindo a importância do leite materno como alimento essencial e insubstituível na primeira infância. É um compromisso que salva vidas!”.

Ceres Almeida com equipe do Banco de Leite

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima