Esperança Renovada: apenados do programa “Começar de Novo” realizam restauração de bancos da Catedral

Os preparativos para a Festa da Padroeira Nossa Senhora das Vitórias, celebrada no dia 15 de agosto, já começaram. As festividades deste ano acontecem de 6 a 15 de agosto, e tem como tema “Com Maria, Mãe da Esperança: Conhecer Jesus, verdadeiro Deus, verdadeiro homem”. E essa esperança já é vislumbrada com a restauração dos 50 bancos da Catedral Metropolitana. Apenados que estão em regime semiaberto do Conjunto Penal Advogado Nilton Gonçalves, integrantes do programa Começar de Novo, é que estão à frente do trabalho.

Desde a última segunda-feira (28), apenados do programa vinculado à Secretaria Municipal de Governo lixam e envernizam os bancos para harmonizar com a Catedral que recentemente foi reformada. “Hoje, temos uma Catedral renovada. Observamos que os bancos estavam desgastados e sujos. A equipe agora está revitalizando a área dos bancos, onde as pessoas se sentam e buscam conforto durante a celebração”, comentou um dos presidentes da Comissão Organizadora, Célio Guimarães.

Segundo Célio, a festa e a devoção a Nossa Senhora das Vitórias são formas de evangelizar e, para ele, tem sido especial a colaboração desse projeto que visa ressocializar apenados em regime semiaberto. “A equipe ‘Começar de Novo’ é especialmente emocionante. Tenho o prazer de trabalhar diretamente com eles, almoçando juntos, e é gratificante ver o entusiasmo deles com este trabalho. Eles expressam o desejo de que essa experiência continue, pois tem sido muito positiva para eles”, comentou.

Célio ainda destacou a parceria com a Prefeitura. “A parceria com a Prefeitura é fundamental para nós. Reconhecemos a importância do apoio do poder público em todas as atividades, e, especialmente, em eventos de evangelização e louvor. Contamos com o apoio da prefeita e de todas as secretarias da Prefeitura, como a Secretaria de Governo, que tem sido fundamental para nós”.

“O programa ‘Começar de Novo’ tem como propósito a reeducação e a reintegração social dos participantes, ao mesmo tempo em que oferece apoio à sociedade civil. Buscamos atender às demandas de entidades e do poder público, prestando serviços que vão além da simples oferta de emprego. Este projeto demonstra um compromisso com a transformação de vidas”, declarou a secretária municipal de Governo, Geanne Oliveira.

Na última quarta-feira (23), a Comissão da Festa da Padroeira Nossa Senhora das Vitórias se reuniu com o Governo Municipal para discutir os preparativos e o apoio do poder público na realização dos festejos. A gestão municipal também vai colaborar com o apoio do Simtrans, da Guarda Municipal, secretarias municipais de Serviços Públicos e de Cultura, com a organização das procissões e eventos na Catedral e no Parque de Exposições Teopompo de Almeida.

Neste ano, a celebração da Padroeira será a primeira desde que a festa foi reconhecida como Patrimônio Cultural e Imaterial de Vitória da Conquista, além de ser, também, a primeira desde a chegada do novo arcebispo metropolitano, Dom Vitor Agnaldo Menezes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima