Estagiários em Destaque: Prefeitura de Conquista celebra Dia do Estagiário com evento comemorativo

A Prefeitura de Vitória da Conquista contribui diretamente com o aprimoramento profissional de estudantes técnicos, de graduação e de pós-graduação, tanto de instituições públicas quanto privadas, por meio do Programa de Estágio. São mais de 500 jovens atuando em diversos setores da Prefeitura. Para valorizar esse público, a Secretaria Municipal de Gestão e Inovação (Semgi) realizou, na manhã desta terça-feira (26), um dia festivo com o evento “Estagiários em Destaque”. O encontro, em alusão ao Dia do Estagiário celebrado em 18 de agosto, foi realizado no Auditório Lúcia Dórea (Cemae).

A programação contou com apresentação musical, dinâmicas interativas, relato de ex-estagiários e palestra, tudo organizado pela Coordenação Municipal de Gestão de Pessoas. “Nós não poderíamos deixar de fazer essa homenagem aos nossos estagiários. É um público extremamente importante para nós, uma mão de obra que a gente busca treinar, qualificar e contribuir para a formação deles. Hoje é um dia de valorização, de reconhecimento da importância deles para nós enquanto administração municipal, e de proporcionar para eles um momento de lazer, de divertimento e de aprendizado”, disse a coordenadora do setor, Augusta Bahiano.

Com o intuito de aprimorar a maneira como os estudantes enxergam e entendem o estágio, a professora e administradora Gardênia Jardim foi convidada para conduzir a palestra “O estágio como ‘morar’, ‘sonhar’ e CONSTRUIR”.

“Estamos aqui junto com a Prefeitura para falar sobre a importância do estágio. Na verdade, eu penso que estagiário, aprendiz, educando, todos nós somos, mas o que é muito importante pensar é o que a gente faz com as oportunidades que a vida nos entrega a cada momento, a cada troca de estágio. E o objetivo hoje é esse: falar o quanto é valioso essa oportunidade para esses meninos que estão aqui, o quanto eles precisam sair um pouquinho da caixa e não olhar o estágio apenas como obrigatoriedade curricular, mas olhar o estágio como oportunidade de vida, de construção ”, disse a palestrante.

“Faz toda a diferença”

Atualmente servidor público municipal efetivo, Leonel Assis Vilas Boas já foi estagiário da Prefeitura, o que, segundo ele, foi importante para a sua formação enquanto profissional. “O estágio na minha vida foi muito importante. Ele se propõe a ser o início do profissional no mercado de trabalho, tanto na sua área quanto em outras. No meu aprendizado, tanto técnico quanto prático, contribuiu muito e me ajudou a ter novos ares na minha vida. Então, hoje eu vou dividir com os estagiários um pouco da minha experiência e do quanto foi importante para a minha vida”, disse o técnico administrativo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural.

Jamile de Oliveira Lima, de 21 anos, atua como estagiária de Projetos no Núcleo de Atenção à Saúde e Segurança no Trabalho (Nast). Uma das participantes do evento, a estudante de Administração afirmou que o estágio faz toda diferença no seu dia a dia. “A importância do estágio para a minha trajetória profissional é porque, por meio dele, eu consigo amadurecer as ideias, colocar em prática tudo aquilo que eu aprendi e, ao longo do tempo, fui desenvolvendo dentro da faculdade. Com a prática, eu consigo pegar experiência com outras pessoas que já atuam há um tempo no Nast. Um evento desse tem uma grande importância para nós porque a gente vê o quanto o estagiário é visto como importante na Prefeitura, o acolhimento, o cuidado”, declarou.

Mesmo não sendo tão difundido quanto os estágios técnico e de graduação, também existe o estágio de pós-graduação, e a Prefeitura disponibiliza essa oportunidade para quem segue se qualificando. Roberta Lucchesi, por exemplo, é estagiária de pós em Direito Público na Coordenação de Apoio Técnico-Administrativo (Cata) da Semgi. “O estágio de pós-graduação é uma nova visão, realmente, de fora da faculdade. Após a graduação, eu iniciei uma pós em Direito Público e procurei algo dentro dessa área. Achar uma vaga na Cata é extremamente recompensador. Eu aprendo muito em relação à Administração, Direito Público, Direito Administrativo. É ver na prática o que eu estou aplicando na minha pós-graduação e, também, consigo conciliar com outras experiências”, atestou Roberta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima