Estudantes do Médio Sudoeste participam de festival literário em Itapetinga

Mais de 100 estudantes da rede estadual da Bahia do Território de Identidade do Médio Sudoeste (NTE 8) participaram do Festival Literário: Encantos e Saberes da Cultura Afro-Brasileira (Flescab), que teve início nesta sexta-feira (4), na Academia Itapetinguense de Letras e na Concha Acústica de Itapetinga, e segue até domingo (6). A Flescab é um dos  mais 80 eventos  contemplados com recursos do edital de apoio às feiras, festas e festivais literários da Secretaria de Educação. Cerca de R$ 300 mil foram investidos para a realização do festival, criado para fortalecer a cultura e a política do livro e leitura na Bahia.

A programação do Flescab incluiu eventos como o show do cantor Mundo Véi, mesa temática sobre literatura afro-brasileira e indígena e oficinas de dança afro. Há, ainda, exposições, feira de artesanato, projeto Contando Africanidades, ações do Núcleo de Inclusão, Espaço do Cordel e Trilhas Afro pelo Patrimônio de Itapetinga, além de iniciativas como a Biblioteca Itinerante da Bahia (Bibex), que leva livros e atividades de leitura a diversas comunidades, e o Projeto Leve e Leia.

Victória Gonçalves Pereira, 17 anos, aluna da 2ª série do Colégio Estadual Almeida Meira, em Maiquinique, apresentou a dança “Pororocas parawaras” e compartilhou seu entusiasmo com a experiência. “Está sendo uma experiência única e muito gratificante, não só artisticamente, mas também culturalmente, porque traz muito conhecimento e abre portas para quem participa”.

A  vice-diretora do Colégio Estadual Alfredo Dutra, Bianca Viana, ressaltou a importância do envolvimento dos jovens em iniciativas como o Flescab. “Levar nossos estudantes ao festival possibilitou vivências que vão além da sala de aula, ampliando o repertório cultural e fortalecendo a consciência sobre identidade e igualdade racial. A programação diversa permite que eles se reconheçam nas histórias e percebam a força da representatividade. Esses espaços são essenciais para tornar o aprendizado mais significativo e inspirador”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima