
O Centro Estadual de Educação Profissional em Tecnologia, Informação e Comunicação (CEEPETIC), em Lauro de Freitas, realizou, nesta quinta-feira (4), a 6ª edição da Feira de Artes, Ciências, Engenharia e Matemática (FACEM). Com o tema “Viagem ao mundo da robótica”, o evento inova, este ano, com a criação de um espaço exclusivo para a exposição de projetos, incluindo os nove selecionados para a Mostra Nacional de Robótica, que ocorrerá em outubro, em Vitória (ES).
Inaugurado em 2023, o CEEPETIC se tornou referência na aplicação de tecnologia e inovação no processo de aprendizagem para jovens do Ensino Médio. A unidade foi concebida para garantir excelência acadêmica, promovendo experiências que estimulam a criatividade e ampliam as possibilidades de aprendizado.
O espaço dispõe de cinco laboratórios especializados – entre os quais de Informática, Manutenção de Computadores, Física e Matemática – e quatro salas multifuncionais, como robótica e escritório criativo, além de biblioteca e áreas de prática esportiva. Essa estrutura moderna fortalece o protagonismo estudantil e assegura condições para o desenvolvimento integral dos alunos.
“Apresentei uma cadeira de rodas motorizada. Considero relevante participar deste evento para impulsionar um projeto desenvolvido com grande dedicação, permitindo que outras pessoas conheçam o potencial da robótica na resolução de problemas cotidianos”, contou a estudante Lainy Santana Souza. Já sua colega Maria de Fátima Morais trouxe um comedouro automático para animais de rua. “Acredito que a feira valoriza o trabalho em equipe e a concretização de um projeto desde sua concepção. É gratificante poder apresentar nosso trabalho, alcançar reconhecimento e dar continuidade ao projeto”.
Para a professora de Robótica e ex-aluna da unidade, Fernanda Roza, o evento tem significado especial. “A feira de robótica representa uma oportunidade singular para que os estudantes apresentem ao público os projetos que desenvolvem cotidianamente. Estes projetos são fruto de dedicação, estudo e esforço, envolvendo ensaios, tentativas, erros e acertos. É um momento único e ainda mais especial com a infraestrutura moderna que dispomos, que torna o ambiente propício à aprendizagem”, afirmou.