Festival “Canta Juazeiro com Maria” estreia reunindo 40 mil pessoas em frente à catedral de Juazeiro

Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes – SECULTE

Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes – SECULTE

“É um marco para nossa cidade e nossa paróquia; uma festa maravilhosa e única”. É assim que a fiel ‘Ray’ Araújo, voluntária na quermesse da Catedral-Santuário Nossa Senhora das Grotas, resume o impacto do festival católico “Canta Juazeiro com Maria, Mãe das Grotas”, promovido pela prefeitura de Juazeiro em alusão ao dia da padroeira da cidade. A festividade aconteceu nesta sexta-feira (5), em frente à igreja, e reuniu cerca de 40 mil pessoas, segundo estimativas da organização paroquial.

Essa foi a primeira vez que um evento desse porte foi promovido na região como parte das comemorações do novenário de Nossa Senhora das Grotas, que segue até o dia 8 de setembro. A ação trouxe shows da banda Kairós e do cantor Tony Allysson, que animaram a multidão de pessoas que ocupou toda a extensão da Praça da Bandeira, onde se localiza a catedral da cidade.

O evento reuniu, além de fiéis de Juazeiro e Petrolina, caravanas que vieram de diferentes cidades, como Remanso, Campo Formoso, Senhor do Bonfim, Curaçá, Sobradinho e Casa Nova. Quem passou por lá iniciou a noite com a força das orações do sétimo dia de novena para a padroeira, às 19h30, e encerrou por volta da meia-noite, após muita dança e emoção com as apresentações musicais.

“Quando soube que ele [Tony Allysson] estaria aqui, eu dei um grito! Estou muito feliz com essa oportunidade. Além de ter um momento de conexão com Jesus e Maria, é a primeira vez que estou podendo ver o cantor que sou fã. Estou amando demais isso aqui”, agradeceu a visitante Lindalci Maria.

Além disso, o momento foi de contribuição com a história de Juazeiro. À frente da quermesse, Ray Araújo, por exemplo, estima que o festival “quadruplicou” as vendas da feira paroquial. Todos os anos, as barracas expõem alimentos e produtos durante o novenário de Nossa Senhora das Grotas, com o objetivo de arrecadar fundos para ações sociais e manutenção da Catedral-Santuário, que tem 185 anos de existência.

Assim como a fiel, o padre Jodean dos Santos, responsável pela paróquia, vê o festival como um ‘marco’ na cidade e afirma que a expectativa é de que seja o primeiro de muitos. “As pessoas que participaram desse evento e desses shows não saíram mais as mesmas”, completou.

O prefeito Andrei Gonçalves também prestigiou a festividade, apoiada pela Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes/Seculte. “É muito bonito ver essa reunião de pessoas de vários lugares, que vêm para compartilhar fé, alegria e convivência, movimentando toda a nossa cidade”, destaca. O momento também foi de solidariedade, por meio das doações de alimentos para o programa Juazeiro Sem Fome.

Em geral, entre união, fé, pregações e músicas com mensagens sobre temas como saúde mental e esperança, para os participantes, a experiência espiritual e social teve impacto profundo. “É um sentimento único, poderoso para a alma. Eu quero mais e mais vezes estar em um evento como esse”, resumiu o estudante Álvaro França.

Fonte: Prefeitura de Juazeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima