Festival Julho das Pretinhas traz diversas atividades artísticas e culturais para o público infanto-juvenil em Salvador

Reportagem: Priscila Machado/Secom PMS

A 6ª edição do Festival Julho das Pretinhas já movimenta Salvador com uma programação diversificada e que, durante cinco dias, promoverá 17 atividades culturais gratuitas em diferentes espaços da capital. Com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) e da Fundação Gregório de Mattos (FGM), o evento teve o pré-lançamento realizado na quarta-feira (23).

O Julho das Pretinhas é um convite ao público infanto-juvenil a vivenciar experiências de afeto, arte e afirmação da identidade negra, através de oficinas, exposições, rodas de conversa, espetáculos, saraus, sessões de cinema, contos literários e mostras criativas. Dentre as atrações estão a exposição Pretinhas Brincantes, contação de histórias e visita guiada dentro do Museu Afro-Brasileiro da Universidade Federal da Bahia (Ufba), no Terreiro de Jesus, no Centro Histórico.

“Eu gosto de dizer, com muito orgulho, que o Festival das Pretinhas é o único no Brasil com 16 edições ininterruptas, falando de arte para as infâncias negras, especialmente neste mês de julho. Nós somos pioneiros na Bahia. Houve algumas ações pontuais em lugares como São Paulo e Rio de Janeiro, mas não tiveram continuidade como nós. É uma alegria dizer que a Bahia é pioneira nisso. Que possamos dar continuidade e, quem sabe, levar esse festival para todo o Brasil”, afirmou a idealizadora e curadora Cássia Valle.

Ela também opinou sobre o suporte da Prefeitura para a realização da atividade, através do edital Gregórios – Ano IV. “Esse apoio nos ajudou muito a ganhar mais asas. A ideia do troféu e da medalha são iniciativas que, com incentivo, conseguimos ampliar e abraçar mais pessoas. Sem dúvida, o edital fez diferença. É muito bom, pela primeira vez, ter um patrocínio que permite oferecer à cidade de Salvador 17 atividades artísticas gratuitas”, completa.

Programação – A programação do Festival Julho das Pretinhas segue nesta quinta-feira (24) com a realização de duas oficinas, nos turnos da manhã e tarde, no Subúrbio 360, em Coutos. Às 9h30, o público vai poder participar das oficinas de Escrita Criativa, com Cássia Valle, e de Musicalização, com Lucila Laura. Às 14h30, será realizada a oficina de Dança Pretinha, com Naira da Hora. As oficinas são voltadas para crianças e adolescentes com idades entre 7 e 16 anos.

Na próxima sexta-feira (25), a programação terá início às 9h, no TGM, e irá até o final da tarde. Às 9h, o público será recepcionado pelo Bonde da Calu e fará uma visita às instalações do TGM. Depois, haverá o Cine Preterê, manhã de autógrafos, e às 10h30 o espetáculo Mariar Um Mar de Poesias. À tarde, a programação começa às 14h com contação de história com Cássia Valle, roda de conversa, entrega de troféus e medalhas e encerramento com Bailinho da Aziza.

No sábado (26), o TGM terá duas programações culturais abertas ao público: o Sarau Julho das Pretinhas, às 14h, e a apresentação do espetáculo Dandara na Terra dos Palmares, voltada para crianças, jovens e para a comunidade escolar.

No domingo (27), o Bonde da Calu apresentará o minirrecital Maria Felipa. Em seguida, haverá uma celebração de encerramento do festival com sorteio de livros e distribuição de guloseimas para as crianças.

Edital – O projeto Julho das Pretinhas – Festival Infanto-Juvenil de Artes Integradas para Infâncias Negras com ludicidade e formação antirracista foi um dos contemplados do edital Gregórios – Ano IV, com recursos financeiros da Prefeitura de Salvador, por meio da FGM, vinculada à Secult, e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), Ministério da Cultura, Governo Federal.

Acesse a galeria de fotos: https://comunicacao.salvador.ba.gov.br/6a-edicao-do-festival-julho-das-pretinhas/ .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima