
Nesta quarta-feira (23), a Secretaria Municipal de Educação foi palco de um momento marcante para centenas de estudantes da rede pública. O auditório central da pasta recebeu o segundo dia de formatura do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), desenvolvido pela Polícia Militar em parceria com as escolas municipais e as famílias.
Participaram da solenidade alunos das escolas Professor José Raimundo de Azevedo, Professora Maria Helena Queiroz, Professora Laura Ribeiro Lopes e Valdemira Alves Brito. A cerimônia foi marcada por emoção, reconhecimento e mensagens de valorização da educação como ferramenta de transformação social.
Um dos momentos mais especiais da manhã foi a premiação da estudante Amanda Jasmin Oliveira Bispo, de 10 anos, do 5º ano da Escola Municipal Valdemira Alves Brito. Reconhecida como aluna destaque, Amanda foi presenteada com uma bicicleta por sua participação ativa no projeto e pela qualidade da redação que produziu. No texto, ela reflete sobre a importância das boas escolhas e da responsabilidade:
“Eu aprendi a ser mais responsável, incentivar as pessoas a não beber, nem fumar e nem fazer o que é errado. […] Primeiro você pensará muito bem para tomar a decisão certa, porque se você tomar a decisão errada, pode se prejudicar. Sou muito grata por ter participado do projeto. Agora me sinto mais preparada para enfrentar a situação difícil e fazer sempre o que é certo”, escreveu a estudante.
Emocionada, Amanda declarou que nunca havia ganhado uma bicicleta e descreveu o sentimento como transformador. “Foi muito bom, eu me senti uma pessoa renovada. Agora estou preparada para enfrentar as decisões. Aprendi sobre as violências, drogas e bullying”, afirmou.
O secretário de Educação e vice-prefeito, Pablo Roberto, ressaltou o impacto do PROERD na vida das crianças e o papel fundamental da união entre escola, família e poder público.
“Acompanho o projeto desde quando era conselheiro tutelar, há aproximadamente 20 anos. Hoje, como secretário, vejo de perto o envolvimento, a atenção e o carinho dos alunos por esse programa. Essa formatura deixa uma marca para toda a vida. Tenho certeza de que marcará para sempre a vida de Amanda e de muitos outros. Estamos à disposição para fortalecer cada vez mais essa iniciativa”, afirmou.
O soldado e instrutor do PROERD, Jonathas Simplício, detalhou a metodologia do programa, que alia aulas lúdicas, vídeos, palestras e seminários para abordar temas como prevenção às drogas, bullying e violência.
“A maioria das crianças vive em áreas vulneráveis. Nosso papel é orientá-las, prevenir, mostrar caminhos diferentes. Trabalhamos durante três meses nas escolas, e é gratificante ver o resultado na formação pessoal e acadêmica dos estudantes”, disse o instrutor.
Dentro da proposta do PROERD, também são eleitos “xerifes” e “subxerifes” em cada turma, alunos que demonstram comprometimento com o projeto e auxiliam na mediação das atividades em sala. “Eles são escolhidos com o apoio dos professores, precisam ser assíduos e engajados. Ajudam a manter a ordem, estimulam os colegas e também foram premiados hoje”, explicou Simplício.
A coordenadora do programa na Secretaria de Educação, a psicopedagoga Raquel Guirra destacou os números do primeiro semestre: ao todo, 2.158 alunos de 17 escolas participaram do projeto. A programação continua com a formatura de mais 350 alunos nesta quarta à tarde e outros 480 na quinta-feira (24).
A cerimônia também foi marcada por relatos emocionantes de familiares. A dona de casa Mikaele dos Santos Oliveira, mãe de Yan Gabriel, de 10 anos, estudante com deficiência intelectual da Escola Municipal Laura Ribeiro Lopes, agradeceu pela inclusão do filho nas atividades do PROERD.
“Cada dia ele chegava em casa com entusiasmo, compartilhando o que aprendeu. Foi muito importante vê-lo incluído nesse projeto. Ele se sentiu parte, aprendeu, se desenvolveu. Que esse programa continue alcançando mais crianças, pois o que se aprende aqui é essencial para a vida”, declarou.
A professora responsável pelo Departamento de Ensino, Adriana Bulos, destacou que a formatura do PROERD é mais do que uma cerimônia, é a celebração do conhecimento, da cidadania e da esperança em um futuro com escolhas conscientes. “Um compromisso coletivo com a educação e a construção de uma sociedade mais segura e justa para todos”, pontuou.